Putin nega que Rússia tenha planos para arma nuclear no espaço
O suposto desenvolvimento do armamento antissatélites com origem na Rússia foi divulgado pelos Estados Unidos na última semana
atualizado
Compartilhar notícia
Nesta terça-feira (20/2), o presidente da Rússia, Vladimir Putin, negou que o país tenha planos para colocar uma arma nuclear no espaço. O suposto desenvolvimento do armamento antissatélites foi divulgado pelos Estados Unidos.
“Nossa posição é clara e transparente: sempre fomos fortemente contra e agora somos contra a implantação de armas nucleares no espaço”, disse Putin em reunião com o Ministro da Defesa, Sergey Shoigu.
As informações são da agência russa TASS. No encontro, Putin demandou ainda o cumprimento de todos os acordos que existe nessa área, do desenvolvimento de armamentos nucleares, e a necessidade de trabalho conjunto entre as nações.
O caso ganhou repercussão após o líder do Comitê de Inteligência da Câmara dos Estados Unidos (EUA), deputado Mike Turner, alertar a população sobre o que seria uma “séria ameaça à segurança” do país.
Na última quinta-feira (15/2), a Casa Branca confirmou que a “ameaça à segurança” divulgada pelo membro de comitê está relacionada à construção de uma arma antissatélites pela Rússia.
Apesar de classificar o caso como “preocupante”, o porta-voz de segurança nacional, Jhon Kirby, afirmou que não há uma ameaça imediata à segurança. “Nós não estamos falando sobre uma arma capaz de atacar pessoas, ou causar destruição física na Terra”, completou.