metropoles.com

Putin nega ataques à Otan, mas diz que pode abater jatos na Ucrânia

Russo Vladimir Putin disse não ter planos de ataque a Estados da Otan, mas afirmou que jatos do Ocidente poderão ser abatidos na Ucrânia

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Contributor/Getty Images
Imagem colorida mostra Putin, presidente da Rússia, usando casaco G20 - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra Putin, presidente da Rússia, usando casaco G20 - Metrópoles - Foto: Contributor/Getty Images

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, afirmou que o país não planeja ataques a Estados membros da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) — entre eles Polônia, Estados Bálticos e República Tcheca — mas disse que, se o Ocidente fornecer caças F-16 à Ucrânia, eles serão abatidos pelas forças russas.

A guerra na Ucrânia já se estende por mais de dois anos (completados em fevereiro) e não dá sinais de trégua.

“Não temos intenções agressivas em relação a estes Estados [da Otan]. Se não fosse o golpe de Estado na Ucrânia e as subsequentes hostilidades no Donbass, também não estaríamos fazendo nada na Ucrânia. Foram eles que desencadearam a guerra em 2014”, disse o líder russo, segundo transcrição divulgada pelo Kremlin. Putin falava a pilotos da força aérea russa.

E completou: “É, portanto, um completo disparate quando afirmam que podemos atacar alguns outros países, incluindo a Polônia, os Estados Bálticos, e estão a assustar também a República Tcheca. Isto equivale a delírios, e esta é mais uma forma de enganar a sua própria população, forçando as pessoas a gastar mais dinheiro e a suportar este fardo”.

Sobre ataques a caças enviados pelo Ocidente à Ucrânia, Putin falou em abatimento dessas aeronaves tal como as forças russas já fazem com tanques e veículos blindados.

“Destruiremos as suas aeronaves tal como estamos destruindo agora os seus tanques, veículos blindados e outros equipamentos, incluindo múltiplos sistemas de lançamento de foguetes”, afirmou.

Em discurso à Assembleia Federal, proferido já na sexta-feira (29/3) na Rússia, Putin acusou o Ocidente de provocar conflitos na Ucrânia, no Oriente Médio e em outras regiões do mundo.

“Agora têm a audácia de dizer que a Rússia tem intenções de atacar a Europa. Você acredita nisso? Todos sabemos que as suas afirmações são totalmente infundadas. E, ao mesmo tempo, estão a selecionar alvos para atacar no nosso território e a contemplar os meios de destruição mais eficientes. Agora começaram a falar sobre a possibilidade de enviar contingentes militares da Otan para a Ucrânia”, disse ele.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?