Putin revela que apoia Kamala Harris na corrida presidencial dos EUA
Um dia após os EUA acusarem a Rússia de interferência nas eleições do país, Putin revelou que apoia Kamala Harris na corrida presidencial
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente russo Vladimir Putin comentou sobre as eleições presidenciais dos Estados Unidos e revelou apoio à candidata democrata Kamala Harris. A declaração aconteceu durante o Fórum Econômico Oriental, nesta quinta-feira (5/9), em Vladivostok, na Rússia.
Segundo o líder russo, Joe Biden era o nome preferido da Rússia no pleito, mas foi “retirado da disputa”.
“Como eu disse antes, o atual presidente, sr. Biden, era o nosso cara, se me permite dizer”, afirmou Putin. “Ele foi retirado da disputa, mas pediu aos seus apoiadores que apoiassem a sra. Harris. É isso que estamos fazendo: nós a apoiaremos”, declarou.
Sobre o adversário de Harris na corrida presidencial, Putin acusou Donald Trump de impor “mais sanções à Rússia do que qualquer presidente antes dele”.
No início do ano, Putin chegou a afirmar que preferia Biden a Trump, pois o democrata era mais “previsível” do que o empresário que tenta chegar à Casa Branca pela segunda vez.
Os comentários de Putin sobre a eleição para a Casa Branca acontecem um dia após Washington acusar Moscou de tentar interferir no pleito norte-americano deste ano.
Na quarta-feira (4/9), o Departamento de Justiça dos EUA afirmou que o canal estatal russo RT estava por trás de um esquema para influenciar as eleições, além de disseminar conteúdo favorável ao Kremlin dentro dos EUA.
Após as acusações, o Departamento do Tesouro dos EUA aplicou sanções contra funcionários da empresa de mídia estatal russa.