Putin diz que negociação de paz em guerra pode ser mediada pelo Brasil
Presidente russo falou em fórum em Vladivostok, na Rússia. Putin disse que paz com Ucrânia pode ser mediada por Brasil, China e Índia
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente russo Vladimir Putin disse que o Brasil, a China e a Índia podem atuar como mediadores em uma suposta negociação de paz com a Ucrânia, nesta quinta-feira (5/9). A fala ocorreu durante o Fórum Econômico Oriental em Vladivostok, na Rússia.
No Fórum, Putin também sugeriu que o acordo alcançado por negociadores russos e ucranianos em Istambul, durante as primeiras semanas da guerra, poderia servir como base para as negociações.
O presidente russo destacou que o país nunca se recusou a realizar negociações de paz com a Ucrânia, porém a agência estatal de notícias RIA afirmou, nesta quinta, que o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse que o país não enxerga nenhum pré-requisito para iniciar as negociações de paz com a Ucrânia.
Dmitry Peskov ainda falou que as autoridades russas não estão debatendo uma nova mobilização.
Em 14 de agosto, segundo a Rússia, a possibilidade de uma negociação com a Ucrânia foi posta em “uma longa pausa”, após ucranianos terem lançado uma incursão surpresa na região de Kursk na semana passada.
“Com as ações terroristas na área de Kursk, a Ucrânia, no mínimo, colocou as negociações de paz em pausa por um longo tempo”, afirmou Rodion Miroshnik, enviado especial do Ministério das Relações Exteriores da Rússia.