metropoles.com

Putin diz que míssil russo Oreshnik pode transformar “tudo em pó”

O Oreshnik foi apresentado ao mundo na última semana, após aliados da Ucrânia liberarem o uso de armas de longo alcance contra a Rússia

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Contributor/Getty Images
Imagem colorida mostra o presidente da Rússia, Vladimir Putin - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra o presidente da Rússia, Vladimir Putin - Metrópoles - Foto: Contributor/Getty Images

Vladimir Putin voltou a comentar sobre a capacidade de destruição do míssil hipersônico Oreshnik e afirmou que a nova arma da Rússia pode transformar tudo “em pó”. A declaração do presidente russo aconteceu nesta quinta-feira (28/11), durante uma reunião da Organização do Tratado de Segurança Coletiva (CSTO) realizada no Cazaquistão.

O presidente da Rússia afirmou que foi forçado a utilizar o míssil em uma situação real de combate, após alguns países cederem à pressão do presidente ucraniano Volodymyr Zelensky e darem sinal verde para ataques com armas de longo alcance contra o território russo.

Apresentado ao mundo na última quinta-feira (21/11) durante um ataque em Dnipro, o Oreshnik é um míssil de alcance médio e pode transportar diversas ogivas. Ao entrar na atmosfera, a arma libera os projéteis em trajetórias diferentes, dificultando o trabalho de sistemas de defesa aéreos.

“Deixe-me lembrá-lo mais uma vez como funciona o Oreshnik”, disse Putin durante discurso. “Dezenas de ogivas, unidades teleguiadas, atacam o alvo a uma velocidade de Mach 10, que é cerca de três quilómetros por segundo. A temperatura dos elementos prejudiciais chega a 4.000 graus . Se não me falha a memória, a temperatura na superfície do sol é de 5,5 a 6 mil graus. Portanto, tudo o que está no epicentro da explosão se divide em frações, em partículas elementares e vira, de fato, pó. O míssil atinge até objetos altamente protegidos localizados em grandes profundidades”, afirmou.

Após o sucesso no lançamento do míssil e na demonstração do poder russo para a Ucrânia e aliados, Putin ordenou a produção em massa da arma. 

 

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?