Putin diz que discutirá plano de paz para a Ucrânia com Xi Jinping
Em reunião com Xi Jinping em Moscou, Putin afirmou que a Rússia está aberta a negociações para a paz na Ucrânia
atualizado
Compartilhar notícia
Vladimir Putin afirmou que o Kremlin estudou as propostas de paz para a guerra na Ucrânia enviadas pela China, e anunciou que elas serão discutidas com o líder chinês, Xi Jinping.
“Estudamos minuciosamente suas propostas para revolver a crise aguda na Ucrânia”, disse Putin ao presidente da China durante encontro realizado em Moscou, nesta segunda-feira (20/3). “Claro que teremos a oportunidade de discutir isso.”
Segundo Putin, Pequim está adotando uma “posição justa e equilibrada sobre os problemas internacionais”; por isso, a Rússia está disposta a negociar um processo de paz, incluindo as iniciativas chinesas.
Não é a primeira vez que a Rússia demonstra abertura para as propostas de paz da China, com quem vem estreitando os laços desde o início o confronto. Em fevereiro, mês em que o conflito completou um ano, Moscou agradeceu o esforço dos chineses em contribuir na busca por uma solução pacífica para a guerra na Ucrânia.
No acordo divulgado pelo Ministério das Relações Exteriores da China, o país pediu um cessar-fogo, com o objetivo de retomar o diálogo e resolver, principalmente, a crise humanitária na Ucrânia. O governo chinês ainda solicitou que as usinas nucleares fossem mantidas em segurança, além de ter requerido o fim das sanções unilaterais, sobretudo contra a Rússia.