Putin dispensa ministro da defesa na Rússia
O presidente nomeou Andrey Belousov no lugar de Sergei Shoigu. Alteração pode ter relação com caso de corrupção
atualizado
Compartilhar notícia
O ministro da Defesa da Rússia foi substituído pelo presidente Vladimir Putin. O civil Andrey Belousov foi nomeado no lugar do militar Sergei Shoigu.
Um decreto da presidência do país tirou Shoigu da função e o nomeou como secretário do Conselho de Segurança da Federação Russa. O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, confirmou o novo cargo do ex-ministro da Defesa. As informações são da CNN.
A mudança no comando da Defesa pode ter relação com Timur Ivanov. Ele foi preso no mês passado acusado de corrupção. Inavov é um dos aliados de Shoigu.
Ivanov teria aceitado um suborno de 1 milhão de rublos. O valor corresponde a aproximadamente US$ 10.800, conforme a mídia estatal russa TASS.
A Comissão Militar-Industrial da Federação Russa terá a vice-presidência de Shoigu, conforme o porta-voz russo. Já Nikolai Patrushev, que era secretário do Conselho de Segurança foi destituído do cargo. Ele deve ir para outra função, conforme Peskov.
O porta-voz acrescentou, ao tratar da guerra na Ucrânia, que o país se aproxima da situação semelhante à de meados dos anos 1980, “quando a parcela de despesas com o bloco de segurança na economia foi de 7,4%. Não é crítico, mas é extremamente importante. A Rússia gasta 6,7% do PIB com a Defesa.