metropoles.com

Putin ameaça atacar instalações militares do Reino Unido, EUA e França

Em resposta a liberação de ataques com armas de longo alcance na Rússia, Putin ameaçou agir contra EUA, Reino Unido e França

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Contributor/Getty Images
Imagem colorida mostra o presidente da Rússia, Vladimir Putin - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra o presidente da Rússia, Vladimir Putin - Metrópoles - Foto: Contributor/Getty Images

Em meio a escalada de tensão na Europa, Vladimir Putin disse que a Rússia pode atacar instalações militares em países que apoiam a Ucrânia. A declaração aconteceu, nesta quinta-feira (21/11), dias após aliados liberarem ataques com mísseis de longe alcance contra o território russo.

No discurso televisivo, o líder russo afirmou que a decisão “introduziu características de um conflito global” para a guerra na Ucrânia, que se estende por dois anos e ganhou contornos perigosos nos últimos meses. Até o momento, os governos dos Estados Unidos e Reino Unido liberaram o uso de tais armas contra a Rússia. A França também sinalizou intenção de considerar tal medida, e existem relatos extraoficiais de que tais armamentos franceses já podem ter sido utilizados.

“Consideramos que temos o direito de usar as nossas armas contra alvos militares dos países que permitem o uso de suas armas contra os nossos alvos e, no caso de uma escalada de ações agressivas, responderemos de forma igualmente decisiva e da mesma forma”, disse Putin.

Além da ameaça, o mandatário russo confirmou o lançamento de um míssil de médio alcance, com capacidade de transportar ogivas nucleares, contra o território da Ucrânia. O Oreshnik, como é chamado a arma que possuí capacidade de alcance de quase 3 mil km, atingiu a cidade de Dnipro.

“Estamos a desenvolver mísseis de médio e curto alcance como resposta aos planos dos EUA de produzir e instalar mísseis de médio e curto alcance na Europa e na região Ásia-Pacífico”, declarou.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?