Putin anuncia que a Rússia enviou armas nucleares para Belarus
Presidente russo declarou durante Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo que armas serão usados se Estado da Rússia for ameaçado
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, declarou que as primeiras armas nucleares russas foram enviadas para Belarus. O anúncio aconteceu durante o Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo nesta sexta-feira (16/6).
Putin destacou que as armas só seriam utilizadas se o território ou o Estado russo fossem ameaçados. O presidente da Rússia também afirmou que o processo de envio das ogivas nucleares será concluído antes do final do verão no hemisfério Norte, em setembro.
“Por que devemos ameaçar o mundo inteiro? Já disse que o uso de medidas extremas é possível caso haja perigo para o Estado russo”, disse o líder russo durante o fórum econômico.
O envio do arsenal nuclear foi articulado entre Putin e o presidente belorusso, Alexander Lukashenko, que autorizou o uso do território da Belarus para atacar a Ucrânia.
Além de fazer fronteira com a Ucrânia, a Belarus também é vizinha de três países membros da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), Polônia, Letônia e Lituânia.
Em março, o líder russo acusou os Estados Unidos de posicionar armas nucleares táticas em países aliados.
Em resposta, o governo norte-americano declarou que não tem a intenção de mudar o próprio posicionamento das armas nucleares estratégicas. Ainda sim, os Estados Unidos afirmaram que não veem indícios de que a Rússia irá utilizar o armamento nuclear.