metropoles.com

Putin ameaça país que fizer zona de exclusão aérea sobre a Ucrânia

Presidente russo afirmou que se alguma nação tomar essa medida, será considerada participante do conflito

atualizado

Compartilhar notícia

Mikhail Svetlov/Getty Images
Presidente da Rússia, Vladimir Putin, faz gesto enquanto fala em evento - Metrópoles
1 de 1 Presidente da Rússia, Vladimir Putin, faz gesto enquanto fala em evento - Metrópoles - Foto: Mikhail Svetlov/Getty Images

O presidente russo, Vladimir Putin, afirmou que qualquer país que tentar impor zona de exclusão aérea sobre a Ucrânia será considerado participante do conflito.

A declaração foi feita durante pronunciamento na TV na manhã deste sábado (5/3), no horário de Brasília. Na sexta-feira (4/3), a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) recusou o pedido da Ucrânia de impor uma zona de exclusão aérea no país.

Caso a medida tivesse sido aprovada, significaria abater qualquer aeronave que sobrevoasse a área proibida.

“A Rússia considerará a introdução de uma zona de exclusão aérea na Ucrânia, por parte de qualquer país, como participação em um conflito armado”, disse Putin durante o pronunciamento.

“Declaração de guerra”

Putin fez um duro discurso contra o ocidente. Ele defendeu que as sanções impostas contra a Rússia até o momento são o mesmo que uma “declaração de guerra”.

Países impuseram sanções econômicas contra a Rússia desde o início da guerra contra a Ucrânia, que está no 10º dia. Além disso, empresas têm punido o regime de Putin para pressionar pelo fim da guerra, como o Spotify, a Apple e o Paypal.

Riscos de zona

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, criticou a decisão da Otan de não criar uma zona de exclusão aérea sobre o país.

“Criaram uma narrativa de que fechar o espaço aéreo provocaria uma agressão direta da Rússia contra a Otan. Essa é a auto-hipnose de quem é fraco e inseguro, mesmo possuindo armas muitas vezes mais fortes do que temos”, afirmou Zelensky.

Países da Otan são bastante contrários à medida, pois ela realmente poderia significar uma declaração de guerra, levando o conflito para um patamar mundial.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?