Putin agradece Dilma por gestão à frente do banco dos Brics. Vídeo
Vladimir Putin se encontrou com Dilma Rousseff em Kazan, na Rússia, onde acontece a 16ª cúpula dos Brics
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, agradeceu a ex-presidente Dilma Rousseff por sua gestão à frente do banco dos Brics. O encontro entre o líder russo e a ex-presidente do Brasil aconteceu nesta terça-feira (22/10), no primeiro dia de reuniões do bloco.
“Agradecemos muito o que você fez nos últimos anos. Em geral, esta [banco dos Brics] é uma instituição financeira promissora e em bom desenvolvimento”, disse Putin para Dilma.
Desde abril de 2023, a ex-presidente brasileira por dois mandatos comanda a instituição financeira após ser indicado ao cargo pelo governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
“Apreciamos muito o que você fez nos últimos anos”, diz Putin a Dilma.
Ex-presidente do Brasil chefia hoje o Banco dos Brics e se encontrou com o líder russo nesta terça-feira (22) às margens da Cúpula que reúne os países que compõem o bloco.
(Via: @SamPancher) pic.twitter.com/Q4lbL1ZtMY
— Metrópoles (@Metropoles) October 22, 2024
Na reunião da cúpula, Dilma afirmou que os Brics atravessam “uma das novas etapas de seu amadurecimento”, e defendeu uma nova expansão do bloco, atualmente formado por Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Irã, Arábia Saudita, Egito, Etiópia e Emirados Árabes Unidos.
“Acredito que os Brics também podem incluir outros países do Sul Global para que possamos identificar novas áreas de cooperação”, disse Dilma.
A 16ª cúpula dos Brics começou nesta terça-feira (22/10) em Kazan, na Rússia, e terá reuniões de líderes até a próxima quinta-feira (24/10).