metropoles.com

Projeção indica vitória de partido de extrema-direita na Itália

Com triunfo da sigla Irmãos da Itália, abre-se caminho para Giorgia Meloni virar primeira-ministra do país

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/Giorgia Meloni
muher loira e branca passa mãos no cabelo
1 de 1 muher loira e branca passa mãos no cabelo - Foto: Divulgação/Giorgia Meloni

Pesquisa de boca de urna das eleições italianas indicam que o partido de extrema-direita Irmãos da Itália deve obter maioria de votos para o Senado, o que abre caminho para o país ter, pela primeira vez, uma mulher na cadeira de primeiro-ministro. Giorgia Meloni, líder da sigla, deve ser indicada para ocupar a chefia do estado após pleito deste domingo (25/9).

A projeção que indica a vitória da coalizão de centro-direita liderada pela política, o Consorzio Opinio Italia para a emissora de televisão Rai, indica que o partido obteve 43,2% dos votos. A centro-esquerda, com o Partido Democrático, conseguiu 26,5%. A pesquisa diz respeito apenas aos votos ao Senado do país e teve amostra de 21% do eleitorado.

A trajetória política de Giorgia Meloni, 45 anos, começou quando ela tinha 15, quando fundou uma organização estudantil. Aos 21, ocupou o cargo de conselheira, em Roma, pelo partido Aliança Nacional. Em 2006, foi eleita para a Câmara Baixa do parlamento italiano e ocupou o cargo de ministra da Juventude no governo de Silvio Berlusconi.

Meloni fundou o partido Irmãos da Itália em 2012. Seis anos depois, o número de representantes da sigla quintuplicou, com 18 senadores e 32 deputados eleitos.

A votação deste domingo define quem ocupa o parlamento e os representantes, posteriormente, escolhem quem ocupa a cadeira de primeiro-ministro. Siglas de políticos importantes, como a Liga, de Matteo Salvini, e o Força Itália, de Silvio Berlusconi, não passaram dos 10% da projeção de votos.

Já para a Câmara Baixa do parlamento, as projeções do Quorum/SkyTg24 indicam que a centro-esquerda ocupará 90 cadeiras; o Movimento 5 Estrelas, partido criado pelo político comediante Beppe Grillo, 47; e o centrista Itália Viva, 19 lugares.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?