metropoles.com

Prisão de filho de El Chapo deixa 29 mortos no México

A prisão de Ovidio Guzmán ainda resultou em 35 soldados feridos por arma de fogo e 21 supostos membros do grupo criminoso detidos

atualizado

Compartilhar notícia

Silvana Flores/Anadolu Agency via Getty Images
Imagem colorida mostra Forças federais tomam medidas de segurança do lado de fora da Promotoria Especial antes da partida de um comboio que transportava Ovidio Guzman, filho do renomado narcotraficante Joaquin El Chapo Guzman para a prisão Altiplano na Cidade do México - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra Forças federais tomam medidas de segurança do lado de fora da Promotoria Especial antes da partida de um comboio que transportava Ovidio Guzman, filho do renomado narcotraficante Joaquin El Chapo Guzman para a prisão Altiplano na Cidade do México - Metrópoles - Foto: Silvana Flores/Anadolu Agency via Getty Images

A prisão do filho de El Chapo, Ovidio Guzmán, deixou 29 mortos no México. De acordo com as autoridades, dez vítimas são militares e outras 19 são presumidas como integrantes do grupo criminoso. As informações são do El País.

Nesta sexta-feira (6/1), o secretário de Defesa Nacional, Luis Cresencio Sandoval, informou que 35 soldados tiveram ferimentos por arma de fogo e 21 supostos membros do grupo criminoso foram detidos. Foram apreendidas 38 armas, entre elas fuzis e metralhadoras.

A tropa de elite do Exército, com o apoio da Força Aérea do México, prendeu o filho de Joaquín Archivaldo Guzmán Loera, conhecido como El Chapo, que é apontado como um dos principais líderes do tráfico de drogas no mundo.

A prisão, na manhã dessa quinta-feira (5/1), ocorreu em meio a um cenário de terror. A cidade de Culicacán, no estado de Sinaloa, registrou tiroteios, bloqueios e veículos incendiados.

De acordo com o jornal mexicano N+, o herdeiro de El Chapo é apontado como um dos líderes do cartel do estado de Sinaloa. A extradição de Guzmán era demandada dos Estados Unidos desde 2018, para que respondesse por tráfico de cocaína.

O líder do Cartel de Sinaloa foi detido quatro dias antes da chegada do presidente americano, Joe Biden, ao México, para a Cúpula de Líderes da América do Norte.

El chapo

El Chapo era o chefe do Cartel de Sinaloa. Detido várias vezes desde 1993, foi capaz de fugas cinematográficas. A caçada a ele envolveu autoridades e agentes dos Estados Unidos e do México.

O criminoso, porém, nega ser o chefe do Cartel de Sinaloa, organização responsável pelo destino de parte da cocaína enviada para os Estados Unidos, lavagem de dinheiro, sequestros e assassinatos.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?