metropoles.com

Príncipe saudita acusa Israel de cometer genocídio contra palestinos

O príncipe Mohammed bin Salman ainda pediu que a comunidade internacional intervenha contra os ataques de Israel no Líbano e Irã

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Bernd von Jutrczenka/picture alliance via Getty Images
Mohammed bin Salman
1 de 1 Mohammed bin Salman - Foto: Bernd von Jutrczenka/picture alliance via Getty Images

O príncipe herdeiro da Arábia Saudita, Mohammed bin Salman, disse que Israel comete “genocídio” contra palestinos, e pediu que o governo de Benjamin Netanyahu encerre os ataques na Faixa de Gaza. A declaração do governante de fato do reino saudita aconteceu na segunda-feira (11/10), durante a Cúpula Árabe e Islâmica, realizada em Riad, capital do país.

Além de classificar como genocídio as ações israelenses no enclave, que já deixaram mais de 40 mil mortos desde outubro de 2023, a maioria mulheres e crianças, bin Salman pediu que a comunidade internacional trabalhe para manter a paz no Líbano e Irã após os dois territórios serem alvos de ofensivas de Israel. 

“O reino afirma o seu apoio aos irmãos na Palestina e no Líbano para superarem as consequências humanitárias catastróficas da agressão israelense em curso, e apela à comunidade internacional para que cumpra as suas responsabilidades de manter a paz e a segurança internacionais, cessando imediatamente os ataques israelenses aos irmãos, na Palestina e no Líbano, e obriguem Israel a respeitar a soberania da irmã República Islâmica do Irã e a não atacar as suas terras”, declarou o príncipe saudita durante a cúpula.

As declarações de bin Salman jogam mais um balde de água fria na tentativa de estabelecimento de relações entre Arábia Saudita e Israel, que vinha sendo negociada antes do início da guerra em Gaza.

No fim do último ano, um acordo histórico entre os dois países estava próximo a acontecer. As negociações, no entanto, foram frustradas após o conflito entre Israel e Hamas estourar.

Ainda assim, autoridades sauditas já sinalizaram interesse no estabelecimento de laços entre o reino saudita – que não reconhece o estado de Israel desde a sua criação – com os israelenses após o fim da guerra. 

O governo da Arábia Saudita, no entanto, afirma que a normalização de laços depende da criação de um estado independe da Palestina.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?