Príncipe Harry fala pela 1ª vez após morte da rainha: “Minha bússola”
Harry, que abandonou a monarquia em 2020, relembrou a infância com carinho e revelou ser grato à avó
atualizado
Compartilhar notícia
O príncipe Harry homenageou a rainha Elizabeth II nesta segunda-feira (12/9). Em sua primeira aparição pública após a morte da avó, o príncipe, de 37 anos, se referiu a ela como sua “bússola”. Além disso, prometeu honrar o pai em seu novo papel como rei Charles III.
Harry, que abandonou a monarquia em 2020, afirmou que é “eternamente grato” à rainha. “Vovó, este momento da partida final nos traz grande tristeza, mas sou para sempre grato por todos os nossos primeiros encontros — desde as minhas memórias da minha primeira infância com você, passando por encontrá-la pela primeira vez como minha Comandante-em-chefe até quando você encontrou minha querida esposa e abraçou seus bisnetos amados”, declarou.
Nesse fim de semana, o príncipe visitou o local de homenagens à rainha em frente ao castelo de Windsor, acompanhado a esposa, Meghan Markle, e dos agora príncipes de Gales, William e Kate.
O príncipe Harry e Meghan Markle mudaram para os Estados Unidos em março de 2020, quando abdicaram dos deveres reais. Na última quinta-feira (8/9), dia em que a rainha Elizabeth II faleceu, por coincidência, os duques de Sussex estavam em turnê pela Inglaterra para visitar instituições de caridade. O casal participaria de um importante evento na data. Ao saber do estado de saúde da toda-poderosa, no entanto, cancelou a agenda.
Neto da rainha, Harry viajou às pressas para o Castelo de Balmoral, na Escócia, onde a majestade “faleceu pacificamente”, conforme anunciou o Palácio de Buckingham. Entretanto, o príncipe foi um dos familiares de Elizabeth que não conseguiu chegar a tempo para se despedir. O duque de Sussex desembarcou no local uma hora e meia após a confirmação da morte da soberana, de acordo com o tabloide Express.