Rei Charles III presta tributo à rainha: “Momento de grande tristeza”
Com o falecimento da monarca, o príncipe de Gales assume o trono britânico nesta quinta-feira (8/9), aos 73 anos
atualizado
Compartilhar notícia
O rei Charles III se pronunciou pela primeira vez, nesta quinta-feira (8/9), após a morte da mãe, a rainha Elizabeth II. A monarca morreu, aos 96 anos, no castelo de Balmoral, na Escócia. O anúncio do falecimento foi feito nos canais oficiais da família real britânica.
“A morte de minha amada mãe, Sua Majestade a Rainha, é um momento de grande tristeza para mim e todos os membros da minha família”, declarou, em nota publicada nos canais oficiais da família real.
Charles assumiu o trono automaticamente após a morte de Elizabeth II, que se consagrou a monarca mas longeva do Reino Unido, após completar 70 anos de reinado.
“Lamentamos profundamente o falecimento de uma Soberana querida e de uma mãe muito amada. Eu sei que sua perda será profundamente sentida em todo o país, nos Reinos e na Commonwealth, e por inúmeras pessoas ao redor do mundo”.
“Durante este período de luto e mudança, minha família e eu seremos confortados e sustentados por nosso conhecimento do respeito e profundo afeto em que a rainha foi tão amplamente mantida”, conclui a mensagem.
Sucessão do trono
A rainha Elizabeth II morreu nesta quinta-feira (8/9), aos 96 anos de idade, após 70 anos de reinado. A informação foi confirmada pelas redes sociais do Palácio de Buckingham. “A rainha morreu em paz, nesta tarde (8/9), no Palácio de Balmoral. O rei e a rainha consorte vão permanecer em Balmoral e retornam a Londres amanhã”, diz o comunicado.
A bandeira do Reino Unido, na porta do Palácio de Buckingham, foi hasteada a meio-mastro às 18h30 (horário local). A nota oficial sobre a morte de Elizabeth também foi colocada nos portões da residência oficial.
No início da tarde, os assessores da rainha soltaram uma nota alertando sobre a fragilidade da monarca. A família real imediatamente se deslocou até o Palácio de Balmoral, na Escócia, preocupando especialistas.
Com a veiculação da notícia, uma multidão começou a se formar na porta do Palácio de Buckingham, em Londres, para estender faixas e flores em apoio à rainha Elizabeth.