metropoles.com

Primeiro-ministro responde Trump sobre EUA anexarem o Canadá

Trump afirmou nesta terça-feira que poderia usar o poderio econômico para eliminar a fronteria entre os dois países

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
EuropaNewswire/Gado/Getty Images
Foto colorida do primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida do primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau - Metrópoles - Foto: EuropaNewswire/Gado/Getty Images

O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, afirmou nesta terça-feira (7/1) que o país jamais fará parte dos Estados Unidos. A manifestação é uma resposta a uma declaração de Donald Trump nesta terça sobre esta ideia.

Trump afirmou nesta terça que poderia usar a “força econômica” para forçar uma fusão entre os dois países. “Você se livra da linha traçada artificialmente e observa como ela fica… e também seria uma segurança financeira muito melhor”, disse, sobre o país vizinho.

Em resposta a Trump, Trudeu usou o próprio perfil no X (antigo Twitter) para defender a soberania canadense. “Não há a menor chance de que o Canadá se torne parte dos Estados Unidos”, escreveu na postagem.

Mais adiante no texto, o líder do Canadá afirmou que a parceria comercial como está é boa para os trabalhadores das duas nações.

“Os trabalhadores e as comunidades de ambos os nossos países beneficiam do facto de serem os maiores parceiros comerciais e de segurança uns dos outros”, frisou.

A fala de Trump foi feita durante uma entrevista coletiva realizada em Mar-a-Lago, na Flórida. Na ocasião, o presidente dos Estados Unidos também ameaçou avançar sobre o controle do Canal do Panamá. Ele ainda propôs mudar o nome do Golfo do México para “Golfo da América”.

Caminhos diferentes

O presidente reeleito dos Estados Unidos retorna ao comando da Casa Branca no próximo dia 20. Ele sagrou-se vencedor na corrida presidencial ao derrotar a democrata Kamala Harris.

Já Trudeau anunciou na segunda-feira (6/1) que vai renunciar à liderança do Partido Liberal. Ele também informou que entregará o cargo de primeiro-ministro, no entanto, vai seguir na posição até que o partido encontre um substituto.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?