metropoles.com

Primeiro-ministro do Japão anuncia saída do cargo em setembro

Fumio Kishida, primeiro-ministro do Japão, teve uma gestão marcada por números ruins na economia e baixos índices de aprovação

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Philip Fong-Pool/Getty Images
Japan’s Prime Minister Kishida Announces Intention To Resign
1 de 1 Japan’s Prime Minister Kishida Announces Intention To Resign - Foto: Philip Fong-Pool/Getty Images

Depois de três anos como primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida anunciou que não vai concorrer à presidência do Partido Liberal Democrata (LDP) em setembro. O que significa que também não vai disputar um retorno ao cargo.

O líder da quarta maior economia do mundo vem de uma gestão recheada de polêmicas e com índices de aprovação bem baixos. Houve escândalos financeiros, gasto exagerado na Defesa e um custo de vida muito alto.

Também houve o controverso funeral de Estado do ex-primeiro-ministro Shinzo Abe e o tratamento da questão da Igreja da Unificação.

“Nesta eleição presidencial, é necessário mostrar ao povo que o LDP está mudando e que o partido é um novo LDP”, disse Kishida, de 67 anos. “Eleições transparentes e abertas e debates livres e vigorosos são importantes. O primeiro passo mais óbvio para mostrar que o LDP mudará é eu me afastar”, continuou.

Sucessor do primeiro-ministro

A corrida agora é quem será seu sucessor. O primeiro-ministro, claro, terá influência maior na decisão. Os especialistas apontam que o nome indicado por Kishida deve ser o vencedor, uma vez que o Parlamento é controlado pelo partido dele.

Há os preferidos: Shigeru Ishiba, ex-secretário de Defesa de centro, e Taro Kono, ex-chefe do Ministério Digital e conhecido por suas extravagâncias.

Mas, pela primeira vez, o cargo pode ter uma mulher. Sanae Takaichi, ministra da Segurança Econômica, conhecida por seu ultraconservadorismo, e Seiko Noda, ex-ministra de Assuntos Internos, correm por fora.

Yoko Kamikawa, que dirige o Ministério das Relações Exteriores, também foi mencionada.

Qualquer um deles terá pela frente alguns desafios. Internacionalmente, um novo presidente dos Estados Unidos e as guerras (Ucrânia x Rússia e Israel x Hamas). Em casa, a crise do custo de vida.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?