metropoles.com

Primeiro-ministro iraquiano teme “guerra devastadora” em seu país

Adel Abdel Mahdi fala em agressão contra o Iraque, enquanto o presidente do país, Barham Saleh, pede “moderação”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Ansa Brasil
Iraqi President Barham Saleh in Paris
1 de 1 Iraqi President Barham Saleh in Paris - Foto: Ansa Brasil

O ataque dos Estados Unidos que matou o general iraniano Quassim Suleimani nesta quinta-feira (03/01/2020), aumentou o temor citado por vários analistas há alguns meses: que o território do Iraque se transforme em um campo de batalha indireto para Irã e Estados Unidos.

O presidente iraquiano, Barham Saleh, pediu “moderação” a todos, enquanto vários comandantes pró-Irã pediram aos combatentes que “estejam preparados” para responder ao ataque americano.

O primeiro-ministro iraquiano, Adel Abdel Mahdi, teme que o ataque provoque uma “guerra devastadora no Iraque”. “É uma agressão contra o Iraque, seu Estado, seu governo e seu povo”, afirmou Abdel Mahdi em um comunicado, ao mesmo tempo que o influente líder xiita iraquiano Moqtada al-Sadr anunciou a reativação de sua milícia anti-EUA, o Exército de Mehdi, e ordenou que seus combatentes fiquem preparados.

O grande aiatolá Ali Sistani, figura tutelar da política iraquiana, considerou o ataque americano “injustificável”, enquanto seu representante na cidade sagrada xiita de Kerbala leu o sermão que denunciou “uma violação flagrante da soberania iraquiana”. Centenas de fiéis gritaram “Não aos Estados Unidos”.

Há vários anos o Iraque se encontra no meio do fogo cruzado entre seus dois grandes aliados: Estados Unidos e Irã.

Em 2003, ao derrubar o regime de Saddam Hussein, Washington passou a controlar as questões iraquianas. Mas Teerã e o movimento pró-Irã se infiltraram no sistema aplicado pelos americanos.

As forças pró-Teerã acumularam um arsenal graças ao Irã, mas também ao longo de anos de combate junto com os americanos, em particular contra o Estado Islâmico.

Washington respondeu à ação contra sua embaixada, que fica no centro da ultraprotegida Zona Verde de Bagdá, assim como a semanas de ataques com foguetes contra seus diplomatas e soldados.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?