metropoles.com

Primeiro-ministro do Haiti renuncia em meio à violência de gangues

Ariel Henry passou o cargo para um conselho de transição. Haiti é assolado por ataques coordenados de gangues

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Nicolas Landemard/Anadolu Agency via Getty Images
Imagem colorida do primeiro-ministro do Haiti, Ariel Henry - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida do primeiro-ministro do Haiti, Ariel Henry - Metrópoles - Foto: Nicolas Landemard/Anadolu Agency via Getty Images

O primeiro-ministro do Haiti, Ariel Henry, não resistiu à pressão e à onda de violência de gangues no país e renunciou ao cargo nessa segunda-feira (11/3).

O anúncio ocorreu depois que líderes regionais se reuniram na Jamaica para discutir a transição política no país da América Central. Henry está em Porto Rico, após ter sofrido ameaça de gangues armadas.

Ariel anunciou a renúncia em vídeo: “O governo que lidero vai renunciar imediatamente após a instalação de um conselho [de transição]”.

“Quero agradecer ao povo haitiano pela oportunidade que me foi concedida. Peço a todos os haitianos que permaneçam calmos e façam tudo o que puderem para que a paz e a estabilidade voltem o mais rápido possível”, afirmou.

Henry lidera o país desde julho de 2021, após o assassinato do ex-presidente Jovenel Moïse. Ele adiou repetidamente as eleições, alegando que a segurança deveria ser restaurada antes do pleito.

Ataques coordenados

Agências de notícias informam que o Haiti vive uma onda de ataques altamente coordenados de gangues desde o início de março, com grupos armados incendiando delegacias de polícia e libertando prisioneiros.

Estima-se que 80% da capital haitiana seja controlada por gangues que tentam tomar a parte restante do território. Em várias partes do país acontecem protestos de civis marcados por pedidos à liderança para lidar com a crise.

O secretário-geral das Nações Unidas disse estar “profundamente preocupado” com a piora da insegurança na capital do Haiti, Porto Príncipe. António Guterres reiterou que é preciso adotar medidas urgentes, especialmente no fornecimento de apoio financeiro à missão de Apoio à Segurança Multinacional não pertencente às Nações Unidas.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?