Primeira-ministra da Noruega quebra isolamento da Covid e é multada
Erna Solberg foi multada em 20 mil coroas norueguesas, cerca de R$ 13,2 mil, por promover uma festa para comemorar o aniversário dela
atualizado
Compartilhar notícia
A primeira-ministra da Noruega, Erna Solberg, foi multada em 20 mil coroas norueguesas, cerca de R$ 13,2 mil, por quebrar as restrições da pandemia de Covid-19 decretadas pelo governo durante uma festa para celebrar o aniversário dela de 60 anos.
O anúncio foi feito em entrevista coletiva do departamento de polícia do distrito sudeste do país na manhã desta sexta-feira (9/4).
Solberg havia admitido que comemorou o aniversário em um resort de ski no dia 24 de fevereiro e pediu desculpas publicamente. Apesar de indicar que se tratava de uma “festa em família”, ela reuniu pelo menos 13 pessoas, três a mais do que permitido.
Segundo a agência Bloomberg, a lei não prevê o pagamento de multa nesses casos. Entretanto, a polícia local julgou que Solberg deveria ser penalizada de forma diferente por ser uma figura pública.
Ao ser questionado sobre a aplicação da sanção, o policial Ole Saeverud, chefe do distrito, foi firme ao lembrar que ela deve dar o exemplo.
“Embora a lei seja a mesma para todos, nem todos são iguais. Solberg é a principal autoridade eleita do país e, em várias ocasiões, foi a figura principal nas decisões do governo sobre medidas de combate à pandemia”.