Primeira-dama de Lesoto é acusada de matar ex-mulher do marido
Maesaiah Thabane estava foragida há um mês e se entregou à polícia na terça-feira (04/02/2020)
atualizado
Compartilhar notícia
A polícia de Lesoto acusou a mulher de Tom Thabane, primeiro-ministro do país africano, de matar a ex-esposa dele, Lipolelo Thabane. Maesaiah Thabane, de 42 anos, está presa preventivamente até 18 de fevereiro, dia audiência de custódia em que poderá ser definida a fiança.
A primeira-dama estava foragida havia um mês e se entregou à polícia na terça-feira (04/02/2020). Ela combinou com as autoridades de se encontrar na fronteira do país com a África do Sul. Além dela, outras oito pessoas estão sendo investigadas pelo crime.
Maesaiah se casou com o Thabane dois meses após ele tomar posse, em 2017. Lipolelo foi assassinada em casa, na capital, Maseru, dois dias antes da cerimônia. Inicialmente, a polícia disse que uma pessoa não identificada havia atirado diversas vezes à queima-roupa contra ela. O casal estava passando por um complicado divórcio, eles se separaram em 2012. Na época, o crime chocou o país.
O partido governista e o opositor acusam Thabane de interferir nas primeiras investigações do caso, feitas em 2017. Há um mês, quando o primeiro-ministro precisou depor à polícia, manifestantes saíram às ruas de todo o país e pediram o afastamento dele. O político chegou dizer que renunciaria, mas não especificou uma data nem mencionou apurações contra ele e sua mulher.