metropoles.com

Pressão por acordo entre Israel e Hamas aumenta após ofensiva em Rafah

Diretor da CIA é esperado nesta terça-feira (13/2) no Cairo, como ponto de pressão após ofensiva de Israel a Rafah contra o Hamas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Ahmad Hasaballah/Getty Images
Israel e o Hamas sofrem pressão internacional com ofensiva a Rafah
1 de 1 Israel e o Hamas sofrem pressão internacional com ofensiva a Rafah - Foto: Ahmad Hasaballah/Getty Images

A pressão internacional se intensificou nesta terça-feira (13/2) para um acordo de trégua entre Israel e o movimento islâmico Hamas, incluindo uma nova libertação de reféns, após o anúncio israelense de uma próxima ofensiva em Rafah, o último refúgio para mais de 1 milhão de palestinos na Faixa de Gaza.

O diretor da CIA, a agência central de inteligência dos EUA, William Burns, é esperado no Cairo para novas conversas mediadas pelo Catar, inclusive sobre a libertação de reféns israelenses mantidos na Faixa de Gaza, de acordo com fontes próximas ao assunto.

Recentemente, o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, ordenou que seu exército preparasse uma ofensiva em Rafah, onde estão 1,4 milhão de palestinos, segundo a ONU, ou seja, mais da metade da população total do território, sendo que a maioria deles fugiu da guerra que vem ocorrendo há quatro meses.

“Pressão militar até a vitória completa”, diz Netanyahu

Na segunda-feira (12/2), ele reiterou sua determinação de continuar a “pressão militar até a vitória completa” sobre o Hamas, cujo “último reduto” é Rafah, a fim de libertar “todos os nossos reféns”.

Poucas horas antes, Israel havia libertado dois reféns israelenses-argentinos em Rafah, na fronteira com o Egito, em uma operação noturna acompanhada de bombardeios que deixaram cerca de cem mortos, segundo as autoridades do movimento islâmico palestino, que está no poder em Gaza desde 2007.

Nesta terça-feira, o exército israelense anunciou a morte de três soldados nos combates na Faixa de Gaza, elevando para 232 o número de soldados israelenses mortos desde o início da operação terrestre, em 27 de outubro.

Confira a matéria completa no site da RFI, parceira do Metrópoles.

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?