metropoles.com

Presidente de El Salvador se reúne com líder mercenário dos EUA

O presidente de El Salvador, Nayib Bukele, se reuniu com o fundador do grupo mercenário Blackwater

atualizado

Compartilhar notícia

Handout/Getty Images
Nayib Bukele toma posse em El Salvador extrema direita
1 de 1 Nayib Bukele toma posse em El Salvador extrema direita - Foto: Handout/Getty Images

O presidente de El Salvador, Nayib Bukele, se reuniu com o fundador do grupo de mercenários Blackwater e o conselheiro de Donald Trump, Erik Prince. A confirmação do encontro foi feita pelo próprio líder salvadorenho, em uma publicação no X nesse sábado (18/8).

Não está claro quais assuntos foram tratados durante o encontro. Contudo, Prince elogiou as medidas linha-dura de Bukele em El Salvador, como a prisão de segurança máxima Cecot, que diminuíram a violência no país.

“Não estou surpreso, mas estou indignado que o Departamento de Estados dos EUA ainda classifique El Salvador como um país super perigoso, como se fosse uma zona de guerra”, disse Prince.

Prince classificou a prisão de segurança máxima inaugurada na gestão de Bukele como “impressionante”, e prometeu retornar ao país para “dar boas notícias”.

“É muito impressionante [a CECOT] e voltarei para dar boas notícias de que é possível reverter o caos”, disse Prince sem deixar qual seria a motivação para retornar à El Salvador.

Quem é Erik Prince?

Ex-oficial da Marinha dos EUA, Erik Prince ganhou notoriedade após fundar a empresa militar privada Blackwater, renomeada para Academi em 2009.

Por anos, a Blackwater conquistou contratos bilionários com Washington e prestou serviços para os EUA em diversos conflitos ao redor do mundo.

A atuação de mercenários da Blackwater ganhou destaque especialmente no Iraque, quando funcionários da empresa mataram 17 civis iraquianos no caso que ficou conhecido como o massacre da Praça de Nisour.

Por sua longa ficha no mundo dos mercenários, Prince é acusado de tentar interferir em diversos países por meio de seu exército privado, como uma tentativa de apoiar um golpe na Líbia e de supostas ligações com o Grupo Wagner.

Prince deixou o comando da Blackwater em meados de 2010, mas mantém atuação no mundo dos mercenários.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?