metropoles.com

Presidente da Guiana defende “liderança” do Brasil frente a conflito

O presidente da Guiana, Irfaan Ali, disse que Brasil demonstra “maturidade e liderança” para agir diante da tensão com a Venezuela

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Imagem colorida do presidente da Guiana, Irfaan Ali - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida do presidente da Guiana, Irfaan Ali - Metrópoles - Foto: Reprodução

O presidente da Guiana, Irfaan Ali, disse esperar que o Brasil adote uma posição de liderança frente ao aumento das tensões com a Venezuela após a aprovação de um referendo sobre a anexação da região de Essequibo.

A declaração foi feita durante entrevista à GloboNews, nesta quarta-feira (6/12). O presidente guianês afirmou ainda que deseja manter a “paz e estabilidade” na região.

“Nós esperamos que o Brasil tenha um papel de liderança, um papel significativo em garantir que essa região se mantenha… O que a Guiana quer, a única ambição da Guiana, é que essa região se mantenha uma região de paz e estabilidade, onde todos nós podemos coexistir em harmonia”, declarou.

A região em disputa representa cerca de 70% do território da Guiana e é rica em petróleo. No último domingo (3/12), o governo da Venezuela promoveu um plebiscito em que consultou a população a respeito da possibilidade de anexar a província de Essequibo. A consulta terminou com 96% dos cidadãos favoráveis à anexação do território.

Arte colorida sobre Mapa da disputa entre Venezuela e Guiana - Metrópoles
Mapa da disputa entre Venezuela e Guiana

Ali disse ter conversado com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e classificou a postura do governo brasileiro como “madura”.

“O Brasil tem uma boa relação conosco também e nós esperamos que a Venezuela aja com princípio. Nós conversamos com o presidente Lula e com o ministro do exterior (Mauro Vieira) e os dois garantiram que a Venezuela estará do lado certo da lei”, pontuou o presidente.

“Nós temos confiança de que o Brasil vai agir de maneira responsável, de maneira que seja condizente de um país que mostra maturidade e liderança”, completou.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?