Presidente da Argentina, Alberto Fernández, testa positivo para Covid
O mandatário fez o teste rápido após ter sintomas e agora espera o resultado de um PCR para confirmar a doença
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente da Argentina, Alberto Fernández, informou na madrugada deste sábado (3/4) que teve resultado positivo para Covid-19 em um teste rápido feito logo após sentir febre e uma leve dor de cabeça.
O mandatário espera o resultado de um PCR para confirmar a doença. No Twitter, ele disse que está fisicamente bem e agradeceu as felicitações pelo aniversário de 62 anos, que ocorreu na sexta-feira (2/4).
Quería contarles que al terminar el día de hoy, luego de presentar un registro de fiebre de 37.3 y un leve dolor de cabeza, me realice un test de antígeno cuyo resultado fue positivo.
— Alberto Fernández (@alferdez) April 3, 2021
Fernández foi o primeiro presidente na América Latina a ser vacinado contra a infecção por coronavírus. Em 21 de janeiro, ele recebeu a primeira dose do imunizante Sputnik V, produzido pelo laboratório russo Gamaleya.
Hoy recibí la vacuna Sputnik V. Agradezco al instituto Gamaleya por su labor científica, a quienes trabajaron para que llegue a nosotros y a todo el personal de salud de nuestro país por su enorme compromiso.
Vacunarse sirve para ser inmunes frente al coronavirus. Hágamoslo. pic.twitter.com/Eb21kQy25A
— Alberto Fernández (@alferdez) January 21, 2021
Eficácia da vacina
A Sputnik V tem 91,6% de eficácia contra casos sintomáticos da doença. O que significa que há um percentual baixo de pessoas que, mesmo imunizadas, podem contrair o vírus e apresentar sintomas.
No entanto, a vacina apresenta 100% de eficácia para casos graves e mortes. Ou seja, uma pessoa vacinada pode testar positivo, mas estará protegida contra uma evolução da doença que possa levar a óbito.