Presidente da Bolívia agradece apoio da comunidade internacional
Luis Arce, presidente da Bolívia, agradeceu a países e organismos internacionais que “se manifestaram a favor da democracia boliviana”
atualizado
Compartilhar notícia
Pelas redes sociais, o presidente da Bolívia, Luis Arce, agradeceu o apoio recebido de nações e organizações internacionais, após a tentativa de golpe de Estado. Na quarta-feira (26/6), um grupo de militares tentou tomar o poder no país, mas o líder, o general Juan José Zúñiga, acabou preso e o movimento, interrompido.
“Saudamos e agradecemos aos presidentes dos países amigos e às organizações internacionais que condenaram veementemente e se manifestaram a favor da democracia boliviana, diante da tentativa de golpe de Estado contra o nosso governo legitimamente eleito pela maioria dos e dos bolivianos”, escreveu Arce.
Brasil também apoiou presidente boliviano
Diversos países, como Chile, Venezuela, México e Brasil, condenaram oficialmente a tentativa de golpe. O presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, fez declarações, além daquela divulgada pelo Itamaraty.
“Como eu sou um amante da democracia, eu quero que a democracia prevaleça na América Latina. Golpe nunca deu certo”, afirmou Lula em conversa com jornalistas nesta quarta.
A Organização das Nações Unidas e a Organização dos Estados Americanos (OEA) também expressaram total rejeição ao movimento militar.
Na mesma mensagem em que agradece à comunidade internacional, Arce também reafirmou a defesa pela democracia. “Vamos defender a democracia e a vontade do povo boliviano custe o que custar!”, escreveu.