metropoles.com

Premier da Itália condena ataque contra ex-espião russo

De acordo com uma fonte do governo italiano, Gentiloni disse a May que o ataque ao ex-espião russo foi um ato “muito grave”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
Paolo Gentiloni
1 de 1 Paolo Gentiloni - Foto: Divulgação

O primeiro-ministro da Itália, Paolo Gentiloni, condenou nesta sexta-feira (16/3) o envenenamento do ex-espião russo Serghei Skripal, ocorrido no dia 4 de março, na Inglaterra. Ele conversou por telefone com premier britânica, Theresa May.

De acordo com uma fonte do governo italiano, Gentiloni disse a May que o ataque ao ex-espião russo foi um ato “muito grave” e prestou “solidariedade” para as autoridades britânicas, e desejando que os responsáveis pelo caso sejam identificados e punidos. Na conversa, Gentiloni e May concordaram de que a Rússia deverá dar respostas claras e abrangentes sobre seu papel no ataque. Além da Itália, os Estados Unidos, a França e a Alemanha se uniram ao Reino Unido e também condenaram o ataque contra Skripal e sua filha Yulia, na cidade britânica de Salisbury. Os dois foram expostos a uma substância química que afeta o sistema nervoso. Já o ministro do Exterior britânico, Boris Johnson, voltou a acusar a Rússia de ter tramado o envenenamento do ex-espião Skripal, dizendo que o presidente Vladimir Putin foi o “provável” mandante do ataque.

Por sua vez, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, além de negar novamente que a Rússia não teve participação na tentativa de homicídio de Skripal, disse que as acusações de Johnson são “chocantes e inescusável”.

Na quarta-feira (14), o Reino Unido expulsou 23 diplomatas russos do país, pelo “desprezo” e ao “sarcasmo” com que Moscou está tratando o caso de Skripal.

Skripal, de 66 anos, foi atacado em um shopping center, junto com a sua filha, Yulia. Ambos estão hospitalizados em estado grave.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?