Pelo menos 15 pessoas morreram em tiroteio em El Paso
Polícia não confirma número de vítimas do atentado em loja do Walmart ao lado de shopping. Feridos seriam 40. Jovem de 21 anos foi preso
atualizado
Compartilhar notícia
Pelo menos 15 pessoas morreram neste sábado (03/08/2019) num ataque a tiros em um shopping da cidade americana de El Paso, no Texas (EUA). De acordo com procurador-geral do Texas, Ken Paxton, o tiroteio deixou “entre 15 e 20” mortos. Já a emissora de televisão local KTSM9, citando fontes policiais, informou que seriam 18 vítimas e “numerosos feridos”
Mais cedo, a NBC News, utilizando informações dos agentes de segurança da cidade, informou que o número de pessoas assassinadas seria de 19, com outras 40 feridas.
Um homem branco de cerca de 20 anos foi detido como suspeito pelo ataque, informou a polícia. O atentado ocorreu em uma loja do Walmart, ao lado de um shopping tradicional de El Paso.
Mais cedo, o prefeito de El Paso, Dee Margo, revelara, sem dar número exato, que o atentado deixou “múltiplos mortos”.
Um porta-voz do hospital Del Sol hospital confirmou que a unidade recebeu 11 atingidos, com idades variando de 35 a 82. Dois desses feridos estão em condição estável e nove, em estado crítico. No fim da tarde deste sábado, a polícia de El Paso pedia que moradores da região doassem sangue “com urgência” em dois centros, para ajudar no atendimento aos feridos.
O Departamento de Polícia informou que dois homens foram detidos, e apenas um seguia preso, um jovem de 21 anos identificado como Patrick Crusius.
A polícia de El Paso pediu a “qualquer pessoa” que ache que “pessoas que ama” estavam no mercado ou no shopping que se reunisem na MacArthur Intermediate School para esperar mais informações.
No Twitter, a polícia da cidade norte-americana informou que o ataque começou por volta das 11h (horário de Brasília).
O Departamento de Polícia da cidade alertou sobre o crime pelo Twitter.
Active Shooting Stay away from Cielo Vista Mall Area. Scene is Still Active.
— EL PASO POLICE DEPT (@EPPOLICE) 3 de agosto de 2019
A reação da empresa
No meio da tarde, a rede Walmart se posicionou pelo Twitter, afirmando que a empresa estava “em choque com os eventos trágicos em El Paso” e que estavam “orando pelas vítimas, pela comunidade e colaboradores”. Confira:
We’re in shock over the tragic events at Cielo Vista Mall in El Paso, where store 2201 & club 6502 are located. We’re praying for the victims, the community & our associates, as well as the first responders. We’re working closely with law enforcement & will update as appropriate.
— Walmart (@Walmart) August 3, 2019
Trump reage
O presidente dos EUA, Donald Trump, também foi ao Twitter, já no meio da tarde, para falar do atentado. “Tiroteios terríves em El Paso. Relatos são muito ruins, muitos mortos”, escreveu.
Terrible shootings in ElPaso, Texas. Reports are very bad, many killed. Working with State and Local authorities, and Law Enforcement. Spoke to Governor to pledge total support of Federal Government. God be with you all!
— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) August 3, 2019