metropoles.com

Prazo para saída de civis termina e Israel se prepara para atacar Gaza

Israel deu mais 3 horas para civis da Palestina deixarem norte da Faixa de Gaza e fechou fronteira com Líbano após ataque do Hezbollah

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Saeed Qaq/Anadolu via Getty Images
O exército israelense envia dezenas de tanques e veículos blindados junto com militares para a área da fronteira de Gaza em Sderot, Israel, em 13 de outubro de 2023
1 de 1 O exército israelense envia dezenas de tanques e veículos blindados junto com militares para a área da fronteira de Gaza em Sderot, Israel, em 13 de outubro de 2023 - Foto: Saeed Qaq/Anadolu via Getty Images

Com o fim do segundo prazo dado pelo governo de Israel para que civis deixassem o norte da Faixa de Gaza, a ofensiva militar israelense se prepara para entrar na região.

Na manhã deste domingo (15/10), às 7h do horário de Brasília, terminou o novo intervalo de tempo anunciado pelas Forças de Defesa de Israel (FDI) para saída de palestinos de Gaza rumo ao sul da região, na Palestina.

Mapa colorido da região da Faixa de Gaza, na Palestina
Israel fechou fronteira com o Líbano

Porta-voz do grupo, Avichay Adraee anunciou pelas redes sociais, na última madrugada, que o governo israelense deu mais três horas de prazo para a saída da população.

Pela manhã, as forças de Israel bloquearam uma área de 4 km a partir da fronteira com o Líbano e ordenaram que israelenses não entrem na região, segundo o jornal The Times of Israel.

A ação teria ocorrido após um ataque com mísseis assumido pelo grupo xiita libanês Hezbollah, nesta manhã, o qual matou uma pessoa e deixou outras três feridas.

Ar, mar e terra

As FDI afirmaram em comunicado que preparam ataques por “ar, mar e terra” na Faixa de Gaza contra o grupo extremista Hamas, segundo o governo israelense.

O comunicado informou que batalhões e soldados israelenses se preparam para as próximas etapas do conflito, com “ênfase significativa em operações por terra”.

“Com o suporte de um grande esforço logístico e centenas de milhares de reservistas recrutados, as Forças de Defesa de Israel (FDI) se preparam para implementar uma vasta gama de planos ofensivos operacionais, que podem incluir ataques combinados e coordenados por via aérea, marítima e terrestre”, destacou.

Brasileiros repatriados

A Operação Voltando em Paz, do governo federal, fez o sétimo voo para buscar brasileiros em Israel. Às 17h de sábado (14/10), a aeronave KC-30 da Força Aérea Brasileira (FAB) decolou da Base Aérea do Galeão (BAGL), no Rio de Janeiro (RJ), para cumprir o trajeto. O quinto avião regressou na manhã deste domingo (15/10).

Das cinco missões de repatriação de brasileiros que quiseram deixar Israel, mais de 900 cidadãos voltaram ao Brasil.

Voos que pousaram até o momento:

  • KC-30 (Airbus A330 200): 211 passageiros
  • KC-30 (Airbus A330 200): 214 passageiros + 4 pets (1 cão e 3 gatos)
  • KC-390 Millennium: 69 passageiros
  • KC-30 (Airbus A330 200): 207 passageiros + 4 pets (2 cães e 2 gatos)
  • KC-30 (Airbus A330 200): 215 passageiros + 16 pets

Além desses, um grupo de 19 brasileiros aguarda em uma casa para deixar a Palestina pelo Egito. Eles esperam pela abertura da fronteira de Rafah, ao sul de Gaza, para deixar a área em segurança.

Enquanto isso, a aeronave VC-2 da FAB, ainda sem previsão de pouso no Brasil, aguarda em Roma autorização para ir resgatá-los no Egito.

“Ocorreu um acionamento extra com a aeronave VC-2, cedida pela Presidência da República, que passou a integrar os esforços do Governo Federal, do Ministério da Defesa e do Ministério das Relações Exteriores para a retirada, o mais breve possível, de brasileiros em Gaza”, informou a Força Aérea Brasileira, na manhã deste domingo (15/10).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?