metropoles.com

Pouso na Lua de sonda russa é adiado após “situação de emergência”

O pouso da Luna-25 estava previsto para a próxima segunda-feira (21/8), mas foi adiado após “detecção de emergência”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/NASA
Imagem preto e branco de uma parte da Lua Rússia - Metrópoles
1 de 1 Imagem preto e branco de uma parte da Lua Rússia - Metrópoles - Foto: Divulgação/NASA

O pouso da sonda russa Luna-25 na Lua, que estava previsto para a próxima segunda-feira (21/8), foi adiado após a agência espacial russa Roscosmos detectar uma situação de emergência. O anúncio foi feito neste sábado (19/8).

A Luna-25 é a primeira sonda lunar russa a ser lançada em quase meio século, e havia entrado em órbita lunar na última quarta-feira (16/8), após a decolagem no dia 11 deste mês, feito de uma base no extremo oriente russo. Seu pouso na cratera lunar Boguslawski estava previsto para a segunda, mas os planos tiveram de ser adiados.

“Às 14h10, foi emitido um impulso para transferir a sonda para a órbita de pré-pouso na Lua”, explicou a Roscosmos em comunicado. “Durante a operação, ocorreu uma situação de emergência a bordo da estação automática lunar, que impediu a realização da manobra com os parâmetros especificados”, completou a nota.

A “situação de emergência” não foi especificada pela agência russa. No entanto, o diretor da Roscosmos, Yuri Borisov, havia admitido, em junho deste ano, que a missão da sonda era arriscada. “No mundo, a probabilidade de sucesso desse tipo de missão é calculada em cerca de 70%”, declarou Borisov ao presidente russo, Vladimir Putin, na época.

A sonda Luna-25

O objetivo da missão é coletar amostras e analisar o solo da Lua, além de impulsionar o setor espacial da Rússia, afetado por escândalos de corrupção e com problemas de financiamento.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?