metropoles.com

Portugal encerra eleição do Parlamento com chance de guinada à direita

O povo de Portugal votou, neste domingo (10/3), para 230 vagas no Parlamento e tinham de escolher entre três partidos principais

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Horacio Villalobos#Corbis/Corbis via Getty Images
Evento partidário em Portugal antes das eleições - Metrópoles
1 de 1 Evento partidário em Portugal antes das eleições - Metrópoles - Foto: Horacio Villalobos#Corbis/Corbis via Getty Images

A população de Portugal votou, neste domingo (10/3), para decidir quem ocupará as 230 cadeiras no Parlamento, chamado de Assembleia da República. A votação se encerrou às 19h de Lisboa (16h no horário de Brasília), e a expectativa é de ter o resultado apurado até a meia-noite na hora local (às 21h no fuso de Brasília).

Os portugueses e demais cidadãos habilitados a votar precisaram escolher entre três lideranças principais para o país: Partido Socialista, comandado pelo deputado e ex-ministro Pedro Nuno Santos; Partido Social Democrata, representado pelo advogado e membro do Parlamento Luis Montenegro; e Chega, chefiado pelo advogado e professor André Ventura.

O Chega é considerado uma espécie de “terceira via”, com as siglas Socialista e Social Democrata tidos como a política tradicional portuguesa.

Especialistas preveem uma guinada à direita no governo de Portugal, após 8 anos de gestão formada por coalização de esquerda. A nação é de regime semipresidencialista, ou seja, tem presidente e primeiro-ministro no comando.

Outra questão nessa votação é o “fantasma da abstenção”, que bateu recorde de 50% nos pleitos de 2019 e 2022.

Imigração

Uma das pautas dessa eleição em Portugal, segundo analistas, é a imigração. O tema tomou força após a chegada de milhares de migrantes do sul e sudeste asiático a partir de 2018.

O maior grupo de imigrantes, no entanto, é o de brasileiros, com 400 mil pessoas. A pauta foi mobilizada e instrumentalizada pelos partidos para as campanhas.

* Com informações da RFI

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?