Portugal antecipa novas restrições contra Covid e fecha bares
As medidas contra o coronavírus estavam previstas para dia 2 de janeiro, mas foram antecipadas por preocupação sobre festas de fim de ano
atualizado
Compartilhar notícia
O governo de Portugal vai antecipar para o próximo dia 26 as medidas para conter a propagação das variantes do coronavírus — as novas regras seriam implementadas em 2 de janeiro. Segundo a RTP Notícias, a primeira decisão tomada pelo conselho extraordinário de ministros, que se reuniu nesta terça-feira (21/12), foi suspender as atividades de discotecas e bares entre 26 de dezembro e 9 de janeiro.
De acordo com a imprensa local, as festividades de fim de ano serão mais controladas para diminuir as possíveis aglomerações. O primeiro-ministro português, António Costa, esclarecerá sobre as novas regras até a noite desta terça.
Entre as medidas que estavam previstas para a primeira semana de janeiro, estão o teletrabalho obrigatório para funções que o permitam e a imposição de lotação máxima em boates e centros comerciais, assim como a obrigatoriedade de realização de testes para entrar em festas de fim de ano.
Conforme divulgado no último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde nessa segunda-feira (20/12), 18 pessoas morreram em 24 horas e houve registo de mais 2.752 casos confirmados de infeção. Lisboa e Vale do Tejo reportou 1.083 novos casos, a região Norte 873, a região Centro 370, o Algarve 158 e o Alentejo 94.