metropoles.com

Porta-voz: Mercosul e União Europeia podem fechar acordo nesta sexta

Em contato com representantes do Brasil que estão na Europa, o porta-voz da Presidência disse que recebeu como informação de que o acordo es

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Wilson Dias/Agência Brasil
Otávio rego barros
1 de 1 Otávio rego barros - Foto: Wilson Dias/Agência Brasil

Há grandes chances de o acordo entre Mercosul e União Europeia ser fechado nesta sexta-feira (28/06/2019) de acordo com o porta-voz da Presidência, general Otávio do Rêgo Barros. Questionado em Osaka, no Japão, durante encontro do G20, sobre se as chances estariam em torno de 80%, ele respondeu: “Eu diria mais”. De Bruxelas, uma fonte comunicou ao Broadcast/Estadão, no entanto, que as negociações avançam e que os dois lados estão muito perto de encerrar um processo que se arrasta há 20 anos, mas que ainda há “desafios a superar”.

A grande expectativa, segundo o porta-voz, é que as duas partes cheguem a um consenso suficiente para que o anúncio seja feito, mas vai depender “do que acontecer lá [em Bruxelas]” nas próximas horas. O Japão está sete horas à frente de Bruxelas e 12 horas à frente do Brasil. Em contato com representantes do Brasil que estão na Europa, o general disse que recebeu como informação a avaliação de que o acordo estava “muito avançado”. “Não sei o que está faltando”, afirmou. Um dos pontos que tratavam as negociações há um mês envolvia a questão dos vinhos.

O governo aposta todas as fichas para finalmente destravar esta questão que dura duas décadas. Por causa da mudança na composição da Comissão Europeia, há um interesse em fechar logo o acordo antes que novos empecilhos possam surgir com a próxima equipe. Há pouco mais de um mês, um integrante do governo brasileiro avaliou, em relação ao fechamento do acordo Mercosul-União Europeia, que era “now or never” (agora ou nunca).

Entrada na OCDE
O Brasil está muito bem posicionado em seleção de países para entrar na Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). A avaliação foi reforçada ao governo brasileiro, após encontro do presidente Jair Bolsonaro (PSL) com o secretário-geral da entidade, José Ángel Gurría, e também após a reunião bilateral com o presidente americano Donald Trump, segundo o porta-voz da Presidência, Otavio do Rêgo Barros.

Um dos motivos que levam a crer nessa “vantagem” do Brasil diz respeito ao adiantamento da adesão do país aos requisitos exigidos pela instituição que tem sede em Paris. Mesmo sem ter a candidatura ainda confirmada, o governo vem trabalhando para se adequar aos 248 instrumentos e normas exigidos por ela. Em maio, o secretário-executivo do Ministério da Economia, Marcelo Guaranys, afirmou que cerca de 200 deles teriam o aval da Organização.

O porta-voz lembrou nesta sexta, no entanto, que há uma questão cronológica para que novos membros passem a disputar uma vaga na entidade. Além de Brasil, também estão na corrida Argentina, Romênia, Peru, Bulgária e Croácia. Há um impasse, no entanto, sobre como esses novos participantes devem entrar na OCDE na visão europeia e na americana. Gurría apresentou a proposta de uma entrada sequencial, que ainda não foi definida. O Brasil estaria na terceira posição, após Argentina e Romênia, mas ainda não há uma definição fechada.

Em março, Trump prometeu a Bolsonaro que passaria a apoiar o ingresso brasileiro na instituição, o que foi feito em maio. “Avançou numa expectativa positiva na inserção do Brasil”, disse o porta-voz sobre os encontros desta sexta-feira (28/06/2019). “Houve um alinhamento entre o que ocorreu com a reunião da OCDE e na de Trump e Bolsonaro”, acrescentou.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?