Por que Rishi Sunak convocou as eleições? Veja o que vai acontecer
Primeiro-ministro do Reino Unido recebeu a permissão do Rei Charles III para a dissolução do Parlamento até o dia 31 de maio
atualizado
Compartilhar notícia
Após a convocação do primeiro-ministro do Reino Unido, Rishi Sunak, nesta quarta-feira (22/5), o novo pleito ocorrerá em 4 de julho deste ano. Sunak recebeu a permissão do Rei Charles III para a dissolução do Parlamento.
A capacidade de convocar eleições é uma prerrogativa real após o período de 2011 a 2022, quando os deputados podiam votar pela convocação de eleições antecipadas fora do mandato parlamentar fixo de cinco anos.
Os deputados, após a dissolução do Parlamento, já não serão mais deputados, mas sim candidatos parlamentares. Eles terão que participar das campanhas eleitorais. Sunak anunciou que o Parlamento terminará em 30 de maio. As informações são da Reuters.
Por que agora?
As eleições devem ser convocadas, obrigatoriamente, até janeiro de 2025. Sunak considerou questões de economia e inflação para convocá-las agora.
O primeiro ministro havia declarado há algumas semanas que o governo já alcançou dois marcos importantes: a redução da inflação e o crescimento da economia mais rápida do que outros países do G7.
Sunak escolheu a decisão de dissolver o parlamento, apostando nas perspectivas de que agora seria a melhor hora para enfrentar os eleitores.