metropoles.com

“Por que eu tenho que falar da Venezuela em todo lugar?”, reclama Lula

Em visita ao México, Lula foi questionado sobre o silêncio em torno da crise na Venezuela durante discurso na ONU

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles @igoestrela
Imagem coloria mostra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva - Metrópoles
1 de 1 Imagem coloria mostra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva - Metrópoles - Foto: <p>Igo Estrela/Metrópoles<br /> @igoestrela</p><div class="m-banner-wrap m-banner-rectangle m-publicity-content-middle"><div id="div-gpt-ad-geral-quadrado-1"></div></div> </p><div class=""><div id="teads-ad-1"></div><script type="text/javascript" class="teads" async="true" src="//a.teads.tv/page/68267/tag"></script> </div></p>

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi questionado nesta segunda-feira (30/9) sobre o silêncio em torno da questão da Venezuela durante seu discurso na Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU), na última semana. Na ocasião, o chefe do Executivo tratou das guerras na Ucrânia e na Faixa de Gaza, mas poupou comentários sobre a crise no país vizinho.

Questionado por jornalistas sobre o tema, Lula disparou: “Por que eu tenho que falar da Venezuela em todo lugar? Eu não falo nem da Janja em todo lugar. Eu falo o que me interessa falar. O discurso que eu queria fazer era aquele”, reclamou o presidente durante viagem ao México.

Veja o vídeo:

 

O Brasil atua como mediador nas discussões sobre as eleições venezuelanas, contestadas em meio a acusações de fraude. Junto à Colômbia, o país pede a divulgação das atas eleitorais para reconhecer o resultado do pleito. As eleições na Venezuela foram realizadas em 28 de julho e deram a vitória a Nicolás Maduro.

O titular do Planalto defendeu a continuidade diálogo e afirmou que é necessário “comedimento” nas ações. “Eu tenho muito interesse que a Venezuela volte à normalidade democrática. É um país que tenho boa relação, tem 1,6 km de fronteira com o Brasil, é um país que eu quero que esteja em paz”, ressaltou Lula.

“É importante que a gente tenha comedimento no nosso comportamento, porque se eu acho que a pessoa errou e eu achar que tenho que radicalizar para consertar esse erro, eu vou criar um caminho sem volta. Eu, em política, sempre costumo deixar uma porta aberta.”

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?