Pompeo diz que EUA retomarão conversas com a Coreia do Norte
Os norte-americanos exigem que os coreanos abandonem suas armas nucleares. Depois, prometem retirar as sanções internacionais
atualizado
Compartilhar notícia
O secretário de Estado dos Estados Unidos, Mike Pompeo, afirmou, neste domingo (23/06/2019), que os EUA estão preparados para retomar conversas com a Coreia do Norte “a qualquer momento” se o Norte sinalizar que quer discussões sobre desnuclearização.
Pompeo disse esperar que a carta recentemente enviada pelo presidente norte-americano, Donald Trump, ao líder norte-coreano, Kim Jong-un, providencie “um bom alicerce para começarmos a continuar essas importantes discussões com os norte-coreanos para desnuclearizar a península”.
Neste domingo, a agência de notícias estatal norte-coreana descreveu a carta de Trump a Kim como “excelente”, e disse que Kim afirmou que vai “contemplar seriamente” o conteúdo. O que estava na carta não foi revelado por oficiais dos EUA ou da Coreia do Norte.
Os EUA têm exigido que a Coreia do Norte abandone imediatamente e por inteiro suas armas nucleares antes de retirar sanções internacionais. Por sua vez, a Coreia do Norte quer sanções retiradas e outras concessões dos EUA enquanto se move passo a passo em direção à desnuclearização.