metropoles.com

Tensão sobe e tropas são enviadas à fronteira entre Polônia e Belarus

A Polônia, membro da Otan, anunciou o envio de mais soldados para a fronteira com Belarus, que realiza exercícios militares na região

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Ministry of National Defence/Getty Images
Foto colorida mostra soldados da Polônia fazendo a segurança da fronteira com Belarus - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida mostra soldados da Polônia fazendo a segurança da fronteira com Belarus - Metrópoles - Foto: Ministry of National Defence/Getty Images

A Polônia decidiu reforçar sua segurança em meio às tensões com Belarus e anunciou o envio de mais 2 mil soldados para a fronteira com o país liderado por Aleksandr Lukashenko. A decisão foi divulgada nesta quarta-feira (9/8) pelo vice-ministro do Interior, Maciej Wasik, à imprensa polonesa.

Atualmente, cerca de 2mil militares já estão presentes na fronteira polonesa-bielorussa, em apoio as forças que guardam a região. O anuncio de Wasik dobra os números divulgados pelo Ministério da Defesa da Polônia na última terça-feira (8/8), que havia concordado em enviar mil soldados para a área.

“Este reforço não será de mil, mas de 2 mil soldados. Esta decisão foi tomada pelo Comitê de Segurança e pelo ministro [da Defesa] Mariusz Blaszczak”, disse Wasik à agência PAP.

Segundo o vice-ministro, a crescente crise de migração na região foi o que motivou o envio das tropas. Varsóvia diz que cerca de 19 mil pessoas tentaram cruzar a fronteira de forma ilegal em 2023. Os refugiados saem principalmente de Belarus, que se tornou ponto de passagem entre o Oriente Médio e países da União Europeia.

Exercícios de Belarus

Além de crise migratória, o envio de tropas polonesas para a fronteira acontece no momento em que Belarus realiza exercícios militares na região. Na última segunda (7/8), Minsk anunciou o início das atividades na área fronteiriça com Polônia e Lituânia. O Ministério de Defesa do país chamou a movimentação de “operação militar especial”, com o uso de drones, tanques e fuzis motorizados simulando um cenário próximo ao de um combate real.

A presença do Grupo Wagner em Belarus também foi outro fator que colaborou com o crescimento da tensão na região. Após deixarem a Ucrânia depois de um motim contra a Rússia, Lukashenko se ofereceu para abrigar os mercenários de Prigozhin, que iniciaram treinamentos conjuntos com as tropas do país.

Diferentemente da Ucrânia, um possível incidente entre bielorrussos e poloneses pode desencadear a entrada direta de outros países em um conflito. Por ser membro da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), a Polônia pode solicitar a ajuda dos integrantes do bloco caso seu território seja atacado.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?