Políticos norte-americanos condenam ataque em estação de Nova York
Ao todo, 13 pessoas ficaram feridas e foram levadas ao hospital. A polícia ainda procura o suspeito do crime
atualizado
Compartilhar notícia
Políticos norte-americanos reagiram ao tiroteio seguido de uma explosão na estação de metrô no Brooklyn, em Nova York, nos Estados Unidos.
Ao menos 10 pessoas foram baleadas e 13 ficaram feridas e foram levadas ao hospital. A polícia ainda procura o suspeito do crime. As informações são da imprensa local.
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, foi comunicado sobre o caso e entrou em contato com o prefeito da cidade e com o chefe da polícia para oferecer apoio, segundo a Casa Branca.
A porta-voz a Casa Branca, Jen Psaki, anunciou que uma equipe sênior da Presidência está em contato com autoridades de Nova York “para oferecer qualquer assistência necessária”.
A governadora de Nova York, Kathy Hochul, usou o Twitter para prestar solidariedade às famílias dos feridos e garantiu que o caso será investigado. “Fui informada sobre esta situação. Os socorristas estão no local”, escreveu.
O secretário de Transportes dos Estados Unidos, Pete Buttigieg, classificou o atentado como “notícia chocante”. “Meus pensamentos estão com todos os afetados, e nosso departamento estará pronto para ajudar o povo de Nova York de qualquer maneira que pudermos”, garantiu.
Senador de Nova York e líder da maioria no Senado, Chuck Schumer disse estar rezando pelas vítimas e suas famílias. “Sou grato pela ação rápida de nossos socorristas. Fiquem seguros”, comentou.
A senadora de Nova York Kirsten Gillibrand disse estar “monitorando de perto” a situação. “Por favor, junte-se a mim para manter as vítimas, suas famílias e os socorristas em suas orações enquanto aguardamos mais informações”, publicou.
O governador do estado de Nova Jersey, Phil Murphy, prestou condolências ao novaiorquinos e condenou o ataque. “Continuaremos monitorando de perto a situação e trabalhando com nossos parceiros em Nova York para garantir a segurança de todos”, frisou.
O ataque
De acordo com relatos, tiros foram ouvidos por volta das 8h30, pelo horário local, nesta terça-feira (12/4). No Brasil, eram 9h30.
O autor do ataque estaria usando um colete laranja e uma máscara de gás. Autoridades de Nova York pediram para as pessoas evitarem a região.
O caso ocorre um dia após Biden defender uma maior regulamentação de armas no país. No fim de semana, um adolescente foi baleado em Nova York.
Segundo informações preliminares, divulgadas por agências internacionais de notícias, um homem abriu fogo contra várias pessoas no bairro Sunset Park, próximo a Manhattan.
Artefatos
A polícia informou, por volta das 11h, pelo horário de Brasília, que não há explosivos ativos no local. Os artefatos encontrados não trariam risco.
A Metropolitan Transportation Authority, que opera o metrô da cidade, disse que, até o momento, não pode divulgar mais detalhes do caso.
Seis linhas estão com atraso e outras três tiveram os serviços suspensos. O Brooklyn é um dos cinco distritos de Nova York.