Políticos e autoridades lamentam morte de Piñera: “Lacuna irreparável”
Sebastián Piñera morreu em acidente aéreo no Lago Ranco, na província chilena de Ranco, na Região de Los Rios
atualizado
Compartilhar notícia
Autoridades e ex-presidentes se manifestaram sobre a morte de Sebastián Piñera, ex-chefe do Executivo do Chile. O político morreu nesta terça-feira (6/2) após acidente aéreo na província chilena de Ranco, na Região de Los Rios.
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) prestou solidariedade aos amigos e familiares de Piñera. Os políticos se encontraram em diferentes ocasiões, principalmente para discutir a relação entre o Brasil e o Chile.
“Fomos aliados no progresso de nossos países e bem-estar de nossos povos. Uma lacuna irreparável para nossos irmãos chilenos. Que Deus conforte seus parentes e amigos, bem como a todos aqueles que têm em seus corações Deus, Pátria, Família e Liberdade”, escreveu Bolsonaro.
Michel Temer (MDB), ex-presidente e ex-deputado federal, afirmou que esteve com Piñera recentemente e destacou a importância do político para o cenário latino-americano.
“Ainda há poucos dias estivemos juntos e pude, mais uma vez, desfrutar da sua inteligência, nobreza e, sobretudo, da sua energia. Virtudes que o levaram a governar seu país por duas vezes. O Chile e a América Latina perdem um grande líder. E eu perco um grande amigo. Minhas mais sinceras condolências aos familiares, amigos e ao povo chileno”, disse Temer.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) também prestou solidariedade aos amigos e familiares do ex-chefe do Executivo do Chile. O petista frisou o bom relacionamento entre os dois países:
“Surpreso e triste com a morte de Sebastián Piñera, ex-presidente do Chile. Convivemos, trabalhamos pelo fortalecimento da relação dos nossos países e sempre tivemos um bom diálogo, quando ambos éramos presidentes, e também quando não éramos. Muito triste seu falecimento de forma tão abrupta. Meus sentimentos aos seus familiares e amigos de Piñera por esta perda”.
O presidente da Argentina, Javier Milei, lamentou a morte de Piñera e prestou condolências aos familiares e amigos do político chileno. ”Recebi há pouco a notícia do trágico acidente que sofreu Sebastián Piñera, ex-presidente da República irmã do Chile. Lamento profundamente seu falecimento e desejo enviar nossas condolências em nome do povo argentino a seus familiares e amigos, assim como também a todo o povo chileno”, escreveu.
O ex-presidente do Uruguai José Alberto Mujica Cordano, conhecido como Pepe Mujica, compartilhou uma breve mensagem sobre o falecimento de Sebastián Piñera. “QEPD [que descanse em paz] ex -presidente Sebastián Piñera”, escreveu.
Pedro Sánchez, primeiro-ministro da Espanha, falou sobre o vínculo entre os dois países e a importância de Piñera para o debate contra a emergência climática, discutido durante a 25ª Conferência das Nações Unidas para Mudança do Clima (COP25), em Madrid.
“Consternado pela trágica morte do ex-presidente do Chile Sebastián Piñera. Minhas condolências à sua família e amigos, assim como ao governo e a todo o povo chileno”, disseSánchez. “Durante seu mandato, estendemos os laços entre nossos países e juntos o máximo possível para a COP 25 em um momento crucial para a luta contra a emergência climática”, completou o presidente da Espanha.
O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) também se manifestou sobre a morte do ex-presidente do Chile Sebastián Piñera. “Nosso pesar pelo falecimento do ex-presidente do Chile Sebastián Piñera, vítima de um acidente de helicóptero. Que Deus conforte a família”.