metropoles.com

Zimbábue inicia processo de destituição de Mugabe

Presidente está em prisão domiciliar desde 15 de novembro

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
EPA
Zimbabwe parliament starts Mugabe impeachment hearing
1 de 1 Zimbabwe parliament starts Mugabe impeachment hearing - Foto: EPA

O partido da União Nacional Africana do Zimbábue – Frente Patriótica (Zanu-PF) apresentou nesta terça-feira (21/11) uma moção ao Parlamento para iniciar o processo de destituição do presidente Robert Mugabe.

A moção também é apoiada pelo partido de oposição do governo Mdc. De acordo com a imprensa local, ainda não está claro em quanto tempo ocorrerá o processo para retirar o chefe de Estado em exercício mais velho da história.

No entanto, o vice-secretário para Assuntos Legais do governo, Paul Mangwana, informou que os procedimentos parlamentares do impeachment devem durar “apenas dois dias”. No último domingo (19), o Zanu-PF anunciou a destituição do então presidente do cargo. A sigla governista ainda deu um ultimato de 12 horas, que venceu ontem, para que ele renunciasse ao posto para evitar um processo de impeachment no Parlamento.

Apesar da ordem, o ditador de 93 anos fez um pronunciamento na TV dizendo que não iria deixar o cargo e que iria liderar o Parlamento do país.

Entenda o caso
Mugabe está em prisão domiciliar desde o dia 15 de novembro após as Forças Armadas darem uma espécie de “golpe” no governo. A ação, que os militares negam ser um golpe de Estado, foi uma resposta à destituição do então vice-presidente, Emmerson Mnangagwa.

O presidente acusava seu vice de ter um plano para tirá-lo do poder e, por conta disso, demitiu outros 100 funcionários do governo e expulsou Mnangagwa do Zanu-PF. No entanto, a manobra foi vista como uma forma de Mugabe se perpetuar no poder através da posse de sua esposa, Grace, no cargo de mandatária.

Nascido em 1924, Mugabe assumiu o cargo de premier na primeira eleição do Zimbábue após o fim da ocupação britânica, em 1980, e depois virou presidente. Ele não fez nenhum sucessor e afirmou por diversas vezes que iria governar o país “até morrer”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?