Em vídeo inédito, Trump se recusa dizer que “a eleição acabou”
Imagens inéditas mostram Donald Trump, investigado por ataque ao Capitólio, se recusando a admitir a derrotada para Joe Biden
atualizado
Compartilhar notícia
Um novo vídeo, exibido durante audiência pública do comitê da Câmara dos Estados Unidos, mostra o ex-presidente norte-americano Donald Trump se recusando a admitir a derrotada para Joe Biden.
As imagens inéditas foram gravadas pelo comitê que investiga a invasão do Capitólio e são de um dia depois do episódio de violência em Washington.
“Para aqueles que infringiram a lei, vocês vão pagar. Vocês não representam o nosso movimento, não representam o nosso país. E se você infringiu a lei, não posso dizer isso. Eu já disse ‘você vai pagar’, afirmou o ex-líder dos Estados Unidos a integrantes de sua equipe.
Cinco mortos, 850 presos
A invasão de manifestantes ao Capitólio ocorreu em 6 de janeiro de 2021. Momentos antes, Trump havia insuflados os apoiadores dele, em ato em Washington, a irem até a sede do Legislativo.
Câmara e Senado trancaram as portas e a sessão que confirmou a vitória de Biden, nas eleições de 2020, precisou ser paralisada. O comitê da Câmara agora investiga o papel de figuras públicas e de civis que se manifestavam naquele dia. O episódio é considerado um dos maiores ataques à democracia dos EUA.
No ataque ao Capitólio, cinco pessoas morreram, ao menos 140 policiais firacam feridos e mais de 850 pessoas foram presas.