Vídeo: Buenos Aires tem protestos contra ditadores latino-americanos
Grupo de ativistas protestava contra a presença de ditadores latino-americanos de Cuba, Venezuela e Nicarágua na Celac, em Buenos Aires
atualizado
Compartilhar notícia
Nesta terça-feira (24/1), manifestantes foram às ruas de Buenos Aires, na Argentina, para protestar contra a presença de ditadores latino-americanos no país, quando ocorre a Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), evento marcado pelo retorno do Brasil à organização.
No vídeo, Elisa Trotta Gamus, ativista pelos direitos humanos e membro-fundadora do “Foro Argentino por la Democracia en la Región” (FADER), afirma que no protesto há pessoas vindas de países como Venezuela, Cuba e Nicarágua – três nações marcadas pela falta de democracia e por governos autoritários. “Há representantes da ditadura venezuelana, cubana e há nicaraguenses neste espaço”, disse Gamus no vídeo.
A Nicarágua é governada por Daniel Ortega, Venezuela por Nicolás Maduro, e Cuba por Miguel Díaz-Canel
Assista ao vídeo
Gamus ainda comemorou que Nicolás Maduro desistiu de ir à Celac em seu país, mas rechaçou a presença do presidente cubano Miguel Díaz-Canel. “Está o ditador cubano Díaz-Canel”, disse. “Pedimos que o ditador Nicolás Maduro não pisará neste solo”, reafirmou.
No Twitter, ela escreveu: “Hoje voltamos a acompanhar o protesto de venezuelanos, cubanos, nicaraguenses, bolivianos e argentinos em Buenos Aires, que mais uma vez disseram juntos ‘ditadura nunca mais’. A cúpula da Celac não pode ser uma desculpa para apoiar aqueles que violam os direitos humanos”, afirmou.
Confira a reunião da Celac