Venezuela: Assembleia impede acesso de Guaidó e elege adversário
Juan Guaidó e apoiadores denunciam golpe por não conseguirem participar da eleição que escolheu aliado de Maduro ao comando do parlamento
atualizado
Compartilhar notícia
A Assembleia Nacional da Venezuela elegeu, neste domingo (05/02/2020), o deputado Luis Antonio Parra como seu presidente, em uma sessão que impediu o acesso do atual presidente do parlamento e presidente autoproclamado do país, Juan Guaidó. Dos 167 deputados, participaram da sessão apenas 84 parlamentares.
Fora da Assembleia, Guaidó chegou a tentar pular uma cerca para entrar no parlamento, mas foi contido por militares da Guarda Nacional Bolivariana. Seus apoiadores tampouco tiveram acesso livre, ao contrário dos deputados chavistas.
A cena foi filmada e divulgada pela conta do jornalista venezuelano Gregory Jaimes no Twitter. Veja:
#AHORA Momento en el que Juan Guaidó trató de entrar a la Asamblea Nacional saltando una cerca, mientras juramentaban a Luis Parra como nuevo presidente del parlamento. pic.twitter.com/BfC7UQaYa1
— Gregory Jaimes (@GregJaimes) January 5, 2020
Parra é membro do partido Primero Justicia e, apesar de oficialmente ser da oposição, é apoiado pelo grupo do ex-presidente Hugo Chávez. Os chavistas têm 55 cadeiras na Assembleia – as 112 demais são ocupadas por oposicionistas.
As eleições para a presidência da Assembleia Nacional são realizadas em meio a denúncias de que o governo de Nicolás Maduro estaria oferecendo dinheiro para que deputados votassem contra Guaidó.
Nesta semana, Guaidó havia anunciado um acordo para reelegê-lo que contava com o apoio inclusive do Primero Justicia, embora já houvesse denunciado uma campanha para tentar desestabilizá-lo.