metropoles.com

Venezuela anula decisões que restringiam poderes do Parlamento

Sentença ocorreu após pedido do presidente do país sul-americano, Nicolás Maduro

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Asamblea Nacional/Divulgação
venezuela parlamento
1 de 1 venezuela parlamento - Foto: Asamblea Nacional/Divulgação

O Tribunal Supremo de Justiça (TSJ) da Venezuela anulou na manhã deste sábado (1º/4), a sentença que havia decidido vetar os poderes do Parlamento. A decisão ocorreu após o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, pedir que a medida fosse revista.

O pedido foi feito após reunião do Conselho de Defesa da Nação – órgão convocado extraordinariamente para solucionar impasse entre os poderes. Maduro pediu também que a oposição retornasse à mesa de negociações intermediada pela União de Nações Americanas (Unasul) e o Vaticano. Em seu pronunciamento, o presidente também pediu que seja devolvida aos deputados da oposição a imunidade parlamentar retirada pelo TSJ nesta semana.

Manifestações
A baixada de tom no chavismo ocorre depois de cisão dentro da própria cúpula do governo e repressão a manifestantes, opositores e jornalistas. A procuradora-geral da República, Luisa Ortega, pediu que o TSJ revertesse a decisão para evitar uma ruptura constitucional.

Pequenos focos de protesto contra o governo, em Caracas e outras cidades do país, foram reprimidos pela Guarda Nacional Bolivariana. A coalizão opositora Mesa de Unidade Democrática (MUD) acusou o Serviço Bolivariano de Inteligência (Sebin) de proibir a realização de uma entrevista coletiva na qual a coalizão anunciaria medidas contra a intervenção na Assembleia.

A justificativa dado pelo Judiciário, que desde a posse dos deputados opositores tem anulado todas as leis aprovadas no Parlamento, além de conceder poderes especiais para Maduro governar por decreto em temas econômicos e administrativos. A decisão, no entanto, formalmente anula os poderes da Assembleia e dá ao TSJ a competência de legislar, ou repassar esse poder para outro poder da república.

A Guarda Nacional Bolivariana reprimiu manifestações de estudantes que protestavam contra a suspensão do Parlamento em Caracas. Na sequência, agrediu ao menos dois jornalistas. Segundo a ONG Foro Penal Venezuelano, ligada à oposição, dois estudantes foram presos.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?