metropoles.com

Velório de Qassim Suleimani vai durar quatro dias

Cortejo para velar general iraniano morto em ataque orquestrado pelos Estados Unidos passará por quatro cidades

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
NASSER NASSER/ASSOCIATED PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
funeral bagda
1 de 1 funeral bagda - Foto: NASSER NASSER/ASSOCIATED PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

O velório do general iraniano Qassim Suleimani, que começou em Bagdá, no Iraque, neste sábado (04/01/2020), vai durar quatro dias. O cortejo deve chegar ao Irã ainda hoje e passar por quatro cidades, no total: por Mashhad, pela capital Teerã e por Kerman, onde o militar nasceu.

No Iraque, uma multidão de milhares de pessoas acompanha o funeral de Suleimani e de outros líderes que foram mortos no ataque orquestrado pelos Estados Unidos na última quinta-feira (02/01/2020), em um aeroporto na capital do Iraque.

Muitos vestem roupas pretas e carregam bandeiras iraquianas e de outras milícias apoiadas pelo país. Aos gritos de “Morte à América”, a multidão queima bandeiras norte-americanas.

Os participantes da procissão caminharam para a Zona Verde, um bairro com proteção reforçada em Bagdá onde está localizada a embaixada dos Estados Unidos – alvo de explosão neste sábado –, e para o local escolhido para o velório, no Irã.

Na multidão, estão o primeiro-ministro iraquiano, Adel Abdul Mahdi, o chefe das forças pró-Irã no parlamento iraquiano, Hadi Al Ameri, o ex-primeiro-ministro Nuri Al Maliki e chefes de facções xiitas.

Ataque
O assassinato de Suleimani marca uma escalada no conflito que se arrasta desde que o presidente dos EUA, Donald Trump, assumiu e tomou medidas como a retirada do país do acordo nuclear de 2015 e a instituição de sanções econômicas ao Irã.

Depois de o Pentágono confirmar a autoria do ataque que matou Suleimani, o líder supremo do Irã, o aiatolá Ali Khamenei, e o presidente iraniano, Hassan Rouhani, prometeram “vingança severa”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?