Uruguai: Martínez reconhece vitória de oposicionista Lacalle Pou
Segundo turno das eleições para presidente terminou com pequena vantagem para Lacalle, mas votos precisaram ser recontados
atualizado
Compartilhar notícia
Candidato à presidência do Uruguai, Daniel Martínez (Frente Ampla) reconheceu, no início da tarde desta quinta-feira (28/11/2019), a vitória do oposicionista Luis Lacalle Pou (Partido Nacional).
O segundo turno das eleições uruguaias ocorreu nesse domingo (24/11/2019). Na ocasião, a contagem inicial terminou com uma diferença pequena entre os dois concorrentes.
A apuração é refeita ao longo da semana. O resultado definitivo sai nesta quinta-feira ou sexta-feira (29/11/2019), mas Daniel já reconheceu a vitória do adversário.
“A evolução do escrutínio dos votos observados não muda a tendência, por isso cumprimentamos o presidente eleito Luis Lacalle Pou, com quem irei realizar uma reunião amanhã”, escreveu Daniel Martínez, de esquerda.
Em seguida, agradeceu aos que confiaram a Martínez o “voto de coração”. Na contagem de domingo, o governista tinha 47,5% dos votos ante 48,7% de Lacalle Pou.
Lacalle Pou lidera uma coligação com partidos de perfil centro-direita. Apesar de propor uma agenda economicamente liberal, mantém distância do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).
Daniel Martínez é do mesmo partido do atual presidente do Uruguai, Tabárez Vásquez, e do ex-presidente e atual senador, José “Pepe” Mujica.
La evolución del escrutinio de los votos observados no modifica la tendencia.Por lo tanto saludamos al presidente electo @LuisLacallePou ,con quien mantendré una reunión mañana. Agradezco de corazón a quienes confiaron en nosotros con su voto.
— Ing. Daniel Martínez (@Dmartinez_uy) November 28, 2019