Trump se declara vencedor na Pensilvânia, Carolina do Norte e Geórgia
O candidato à reeleição também reivindicou a vitória em Michigan, onde afirma haver a possibilidade de rejeição de cédulas
atualizado
Compartilhar notícia
Por meio do Twitter, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, se declarou vencedor nos colégios eleitorais da Geórgia, Carolina do Norte e Pensilvânia. Segundo o republicano, é grande sua vantagem nos estados e a votação não deveria mudar.
O candidato à reeleição também reivindicou a vitória em Michigan, onde afirma haver a possibilidade de que “um grande número de cédulas tenham sido rejeitadas”.
We have claimed, for Electoral Vote purposes, the Commonwealth of Pennsylvania (which won’t allow legal observers) the State of Georgia, and the State of North Carolina, each one of which has a BIG Trump lead. Additionally, we hereby claim the State of Michigan if, in fact,…..
— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) November 4, 2020
Mais cedo, a equipe de campanha do presidente acionou a Justiça norte-americana para que a contagem dos votos fosse suspensa temporariamente na região.
O pedido ocorre diante de alegada impossibilidade da campanha de acompanhar os locais de votação e a abertura das cédulas, o que é determinado pela lei local. A suspensão duraria até que o acesso da equipe aos locais seja concedido.
Apesar dos protestos do republicano, o vencedor de Michigan foi seu concorrente no pleito, o candidato do Partido Democrata, Joe Biden.
Trump também disse que entraria com pedido de recontagem de votos em Wisconsin, mesmo antes da confirmação do resultado oficial.
Vale lembrar que o presidente se declarou vencedor antecipadamente do processo eleitoral, que ainda aguarda contagem de vários votos enviados pelos correios.
A apuração dos votos ainda não terminou em seis estados do país – três deles, considerados decisivos – e pode seguir até esta sexta-feira (6/11), conforme decidido pela Suprema Corte dos EUA, desde que as cédulas de votação tenham sido enviadas pelos correios até essa terça-feira (3/11).
São necessários 270 delegados para ganhar. O atual presidente, Donald Trump, tem 214 votos no Colégio Eleitoral conquistados e Joe Biden, ex-vice-presidente do país, 253.