Trump: ONU é apenas um clube para as pessoas passarem bons momentos
Presidente dos EUA criticou efetividade do órgão após Conselho de Segurança condenar assentamentos de Israel na Cisjordânia e em Jerusalém
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, criticou a efetividade das Nações Unidas após o Conselho de Segurança condenar, na semana passada, os assentamentos de Israel na Cisjordânia e em Jerusalém.
Em seu perfil no Twitter, o republicano afirmou que a ONU “tem grande potencial”, mas se tornou “apenas um clube para as pessoas se juntarem, conversarem e passarem bons momentos”.
The United Nations has such great potential but right now it is just a club for people to get together, talk and have a good time. So sad!
— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) 26 de dezembro de 2016
Na sexta-feira, o Conselho de Segurança aprovou a condenação com a anuência dos Estados Unidos, país com poder de veto que se absteve da votação. No mesmo dia, Trump já alertara que “as coisas serão diferentes depois do dia 20” na ONU, em referência à data em que é empossado no cargo.
Em dezembro de 2015, Trump afirmou à Associated Press que seria “muito neutro” em questões relacionadas a Israel e Palestina. No entanto, seu tom se tornou decididamente mais favorável à Israel ao longo da campanha.