Trump jogava golfe quando a vitória de Biden foi anunciada, diz revista
O passeio do republicano para um clube de golfe na Virgínia foi o primeiro, segundo a reportagem, desde o início das eleições
atualizado
Compartilhar notícia
A corrida pelo cargo de presidente dos Estados Unidos chegou ao fim na tarde deste sábado (7/11), com vitória de Joe Biden. Segundo a revista People, no momento em que a vitória do democrata foi anunciada, Donald Trump estava em um clube de golfe na Virgínia.
O passeio de Trump foi o primeiro, ainda segundo a reportagem, para fora da Casa Branca desde o início das eleições. O republicano surgia apenas em suas redes sociais, principalmente no Twitter.
Pouco antes de Biden ser projetado como o vencedor da eleição, Trump postou: “Eu ganhei esta eleição!”. O post foi, inclusive, desmentido pelo Twitter.
Mesmo após Biden virar sobre o presidente Donald Trump na Pensilvânia e emplacar 273 dos 270 delegados necessários, o republicano usou seu Twitter para comentar: “O simples fato é que esta eleição está longe de terminar. Joe Biden não foi certificado como vencedor em nenhum estado.”
Recontagem de votos
A apuração dos votos, que levou 90h, é considerada uma das mais demoradas da história, em função dos 60 milhões de votos não presenciais. A modalidade se tornou popular devido à pandemia do novo coronavírus.
Trump, inclusive, entrou com pedidos judiciais para recontagem de votos em alguns estados, alegando fraude na contagem de votos antecipados. Caso a Justiça decida intervir em algum dos outros estados postos sob suspeita por Trump, o processo eleitoral passará a depender de uma batalha judicial.
Nos EUA, como não há um órgão eleitoral central, por tradição, quem tem informado os vencedores em cada estado antes do anúncio oficial são as grandes redes de televisão e os grupos de comunicação, como as agências de notícia globais, as redes de TV CNN e Fox e os jornais The New York Times e The Washington Post.